80 anos de ”Levon Helm”: Um dos bateristas mais importantes da história.

Hoje é um dia mais do que especial e merece muito uma comemoração. Um dos bateristas mais importantes do Rock completaria 80 anos se estivesse vivo, o grande Levon Helm!

Levon Helm 1.jpg

Nascido em Elaine, Arkansas, Levon começou a tocar violão e bateria ainda muito criança e já era decidido a ser um músico quando adulto. Seguindo o sonho, ele influenciado pela música da época (blues e R&B), começou a tocar em bares da região ainda aos 17 anos e teve a oportunidade de testemunhar apresentações de nomes importantes da época como Elvis Presley e Bo Diddley. Uma das grandes influências de Levon Helm foi o trabalho do Bluesman Sonny Boy Williamson II. Levon se inspirou bastante no estilo do baterista da banda chamado James ”Peck” Curtis.

Sem dúvida a grande coisa da vida de Levon foi ser membro de uma das bandas mais subestimadas da história, a lendária ”The Band”, que para muitos é apenas conhecida como a banda que acompanhou Bob Dylan, o que é uma injustiça descabida. Apesar de realmente terem trabalhado alguns anos com Dylan e serem essenciais para a mudança sonora de Bob, eles entregaram discos melhores que os do Dylan em alguns períodos, como a própria estreia ”Music From The Big Pink” de 1968 que impulsionou um grande sucesso para a The Band nos anos posteriores. A banda ainda foi uma das fundadoras do rock estilo rural americano.

Além de seu estilo marcante de tocar bateria, seu grande destaque como músico na minha opinião é sua voz, podemos sentir o feeling diferenciado de Levon em algumas músicas famosas da The Band como; ”The Weight” e ”The Night They Drove Old Dixie Down”, as perfomances mais memoráveis são do show histórico de despedida da The Band o ”The Last Waltz”, Levon canta como se fosse seu último dia de vida, é lindo!

Para fugir um pouco do assunto ”The Band”, vou deixar uma recomendação da boa carreira solo de Levon, um disco chamado ”Levon Helm And The RCO All-Stars” lançado em 1977, pouquissimo tempo depois do fim da The Band.

Infelizmente, Levon Helm nos deixou dia 12 de Abril de 2012, vítima de complicações do seu câncer de garganta, aos 71 anos. Fica a lembrança e reconhecimento ao grande artista que foi este importantíssimo nome que ficou para história do Rock!

Levon Helm 22.jpg

Autor: Neto Rocha

26 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

9 pensamentos

Deixe um comentário