”Georgia On My Mind”: Uma das baladas mais lindas da música, na voz de Ray Charles.

A primeira vez que ouvi ”Georgia On My Mind”, senti como se tivesse viajado no tempo, para um lugar muito distante daquele onde eu vivia, foi uma experiência marcante e extremamente emocionante. A música é a escolhida dessa semana para o nosso quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos”.

Ray Charles 1960.jpg

Apesar de ser conhecida na voz de Ray Charles, a música foi escrita por Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell em 1930. Somente 30 anos depois, em 1960, Ray Charles a regravou imortalizando-a.

Em 1979, a faixa foi tocada antes de uma cerimônia da Assembléia Geral da Georgia sobre o Movimento dos Direitos Civis. Após o evento, ”Georgia On My Mind” foi oficializada como a música oficial do estado.

A música começa com um lindo trabalho de orquestração que em poucos segundos emenda numa das maiores vozes de todos os tempos, Ray entra lindamente cantando cada um dos versos como se fosse a última vez que ele entregaria uma perfomance, é mágico. Charles demonstra uma devoção á Georgia, ele a interpreta de maneira que a música aparente ser uma carta de amor para alguém que ele ama, e no fim das contas a música fala sobre isso.

”Outros braços se estenderam pra mim mim
Outros olhos sorriram ternamente
Sempre em sonhos tranqüilos eu vejo
A estrada que leva de volta para você
Eu disse Georgia, Georgia, nenhuma paz eu encontro
Apenas uma velha e doce canção
Mantém Georgia na minha mente”

Como curiosidade, outra versão interessante da música é a que a The Band fez, presente no disco ”Islands” de 1976, na voz de Richard Manuel.

”Georgia In My Mind” é uma das maiores e melhores composições da história desse mundo em que vivemos, ela ganhou uma importância inegável com o passar dos anos e sempre emociona os ouvintes seja lá qual for a geração, por isso ela se encaixa perfeitamente entre ”As 100 melhores canções de todos os tempos”.

39/100

Georgia On My Mind Ray Charles

 

 

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário