45 anos do primeiro volume do sensacional “Tim Maia Racional”

Como diria o mestre Nelson Motta, não houve ninguém em terras brasileiras que fundiu o Funk/Soul americano com os ritmos brasileiros de forma tão magistral como o nosso eterno síndico Tim Maia.

No início dos anos 70, Tim surgiu e presentou a todos com sua maravilhosa musicalidade e um talento descomunal, quando engatou uma sequência de discos homônimos simplesmente espetaculares de 1970 a 1973, lançados pela gravadora Polydor.

Mas tudo isso mudaria no ano de 1974, não na qualidade de sua música (muito pelo contrário, diga-se de passagem), a tal mudança veio muito mais no sentido interior de Tim, que antes sendo um gênio louco, indomável e meio destrambelhado, agora seria um novo homem renovado (ou melhor desmagnetizado), pois ele passaria a frequentar e a desenvolver uma forte devoção a “Cultura Racional”, uma mistura de filosofia extraterrestre e pregação religiosa. Com isso, qualquer músico que tocasse com Tim Maia teria que se dispor a obedecer fielmente todas as leis da “Cultura Racional”, o que obviamente, causaria certos conflitos que refletiria em todas as áreas da vida de Tim.

Muito inspirado por esse novo estilo de vida, Tim gravou os sensacionais “Racional Volume 1” (1975) e “Racional Volume 2” (1976), na qual o primeiro, está completando 45 anos de lançamento em 2020, e é o que será comentado aqui nestas maus traçadas linhas. Infelizmente, mas obviamente, os discos foram engavetados pela Polydor, por acharem que o discos não trariam retorno financeiro nenhum, muito principalmente pela temática das letras que louvam com fervor a “Cultura Racional”.

Mas não se enganem, o resultado não poderia ser melhor do que foi musicalmente, afinal, aqui encontramos Tim em seu auge como cantor, arranjador e músico criativo. O repertório é grandioso e apresenta uma seleção de músicas dotadas de arranjos incríveis e sacolejantes, com todos os elementos imprescindíveis do Funk/Soul de uma forma brilhante da qual Tim ainda não havia feito desde então. A abertura com a maravilhosa cadência Soul/Reggae de “Imunização Racional (Que Beleza)” já põe o nível do disco lá no alto, que vai se mantendo em outras pérolas como a clássica “Bom Senso” e o Samba/Soul “Universo em Desencanto”. Também impressiona as belas “Leia o Livro Universo em Desencanto” e Contacto Com o Mundo Racional” que contam com um dos arranjos mais lindos já feitos em termos de Soul Music no Brasil. A obra é finalizada com a fantástica Jam Funky de 12 minutos “Rational Culture”, que conta com um Groove matador graças as poderosas linha de baixo, um clavinet percussivo e intensos solos de guitarra.

“Cultura Racional Volume 1” é sem sombra de dúvidas um dos trabalhos mais espetaculares que o nosso gênio Síndico produziu em sua maravilhosa carreira, e permanece até hoje, merecidamente por sinal, como uma de suas obras mais aclamadas não só no Brasil mas também no mundo.

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s