TOP 5: RONNIE JAMES DIO

Há 10 anos, Ronnie James Dio perdia sua batalha contra um câncer, mas ganhava uma passagem só de ida para o Olimpo dos grandes vocalistas de todos os tempos. Para celebrar e exaltar seus grandes trabalhos, escolhemos 5 discos que representam bem a carreira de pequeno GIGANTE que tanta falta nos faz:

D1

  1. Elf – Carolina County Ball (1974)

Para abrir a lista, nada mais apropriado que começar pelo início da carreira de nosso D3querido Ronald Padavona, como baixista e vocalista do Elf. Sob a produção do grande Roger Glover, a banda fazia um Hard/Blues Rock de primeira, e seu segundo disco”Carolina County Ball” é uma grande pedida. É o primeiro trabalho a apresentar o nome Ronnie James Dio, e ainda mais importante, exclusivamente como frontman, longe das quatro cordas. Apesar de ser um som bem diferente do que consagraria Dio, canções como “Ain’t It All Amusing” ou a balada porradeira de “Rocking Chair Rock ‘N’ Roll Blues” já mostram que o baixinho tinha voz de sobra!

 

2. Rainbow – Rising (1976)

D4 A grande reformulação na banda após o lançamento de seu primeiro disco fez com que, contando com um baita time, fosse gerado ”o melhor disco de metal de todos os tempos”, segundo a revista Kerrang, o fantástico Rising.. E não é um absurdo você perceber isso, ainda mais pelo teor das músicas e da voz mirabolante de Dio. O bicho pega pesado aqui e Ronnie mostra que ele tinha muito mais facetas do que apenas cantar um Hard/Blues Rock; ”Tarot Woman”, ”Stargazer” e ”A Light In The Black” elucidam a enciclopédia vocal que era nosso baixinho.

 

  1. Black Sabbath – Heaven and Hell (1980)

D5 Substituir Ozzy Osbourne numa das maiores bandas do planeta não é tarefa pra qualquer um, ainda mais já chegar com o pé na porta, participar de todas as composições e escrever todas as letras para um dos maiores clássicos do Metal, o grandioso Heaven and Hell.. Sim, Dio fez tudo isso e mais um pouco, além de deixar Tony Iommi absolutamente embasbacado com a potência da voz do anãozinho de 1,66m de altura. ”Neon Knights”, ”Children Of The Sea”, ”Die Young”… incrível a facilidade deste homem em fazer as coisas difíceis parecerem simples.

 

  1. Dio – Holy Diver (1983)

 Após sua saída do Sabbath, Dio embarca em sua carreira solo e, logo de cara, já te dá D6uma pedrada na orelha com sua estreia. Padavona mantinha sua sequência irretocável, participando de sua quarta banda em 10 anos e sempre deixando a sua incrível marca vocal que o fez ser reconhecido como uma das maiores vozes de todos os tempos. Outro detalhe importante: A formação dos sonhos com Vivian Campbell na guitarra, Jimmy Bain no baixo e Vinny Appice na bateria. ”Stand Up And Shout” e sua selvageria infernal, a própria faixa-título e o domínio e impostação vocal que poucos tinham, ”Don’t Talk To Strangers” e o perfeito equilíbrio entre o suave e o agressivo etc. O virtuosismo vocal de Ronnie só aumenta com o passar do tempo.

 

  1. Dio – The Last In Line (1984)

D7E fechando nossa lista com chave de ouro, temos “The Last In Line”, o segundo disco solo de Dio. Após o impacto gigante de sua estreia, ele resolveu não mexer no time que estava ganhando. O resultado? Um álbum tão bom quanto “Holy Diver”, com alguns de seus maiores clássicos. O que dizer da porrada “We Rock”, a acachapante faixa-título ou o épico final “Egypt (The Chains Are On)”? O retrato perfeito da voz do Metal em seu auge. Mesmo após 10 anos deixando saudade por aqui, sua chama é eterna. Viva Ronnie James Dio!

A text by @lukaspiloto7twister e @caiobraguin

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

5 pensamentos

  1. Holy Diver ainda é meu disco favorito desses cinco. Nosso saudoso Dio teve grandes fases em sua trajetória, mas essa fase como artista solo mais a sua banda própria é simplesmente incrível. Na minha opinião a melhor dele! Descanse em paz, mestre Dio!

    1. Eu também acho Holy Diver o ápice do Dio, um dos melhores discos da década de 80, assim como o Heaven and Hell. Uma das maiores vozes da história

      1. Sem dúvida, amigo… Dio estará em nossos corações sempre!

  2. Top 5 perfeito♥️♥️, meu preferido ai é RISING, mas amo todos, só pedrada, Eterno Dio. É a voz mais emblemática do metal? Parabéns pela lista e pelo texto. Tmj

Deixe um comentário