Astrid Kirchherr, primeira fotografa dos Beatles morre aos 81 anos

Foi publicado hoje no Twitter do Ringo Starr mais uma triste nota de falecimento, desta vez com Astrid Kirchherr, que morreu nesta quarta-feira dia 13 aos 81 anos poucos dias antes do seu aniversário que seria dia 20 de maio.

Astrid Kirchherr era uma fotografa alemã que registou as primeiras fotos dos Beatles antes da fama, da época que o ‘fab-four’ dividia um quarto com baratas e ratos no sótão de clubes noturnos, usavam topete com brilhantina, jaquetas sujas de couro, George era menor de idade e o Ringo ainda não era parte da banda.

Astrid que era assistente de fotografia conheceu os Beatles em 1960 na cena artística de Hamburgo, sua cidade natal na Alemanha, aonde o grupo se apresentava constantemente no Indra Club. Astrid além de ter tirado as fotos mais antigas dos Beatles ela também colaborou e ajudou o grupo a criar aquela identidade visual icônica que ficou famosa nos anos seguintes, com o corte de cabelo Mop-Top que ela mesma fazia na época que namorava o carismático Stuart Sutcliffe.

Astrid Kirchherr foi uma fotografa criativa e talentosa e somos eternamente gratos pelo lindo trabalho feito por ela.
RIP

Texto por Gustavo Montagnini

Deixe um comentário