70 anos do maravilhoso Stevie Wonder – O profeta da música!

Que dia feliz! Hoje, o “Entre Acordes” comemora com muita alegria, o aniversário de 70 anos de uma das figuras mais incríveis da história da música mundial: Stevie Wonder.

Stevie Wonder é o que nós podemos chamar de menino prodígio. Um verdadeiro gênio precoce, que ainda bem criança no início dos anos 60, já exibia um talento assombroso, tão grande ao ponto de já bem cedo lhe garantir um contrato na lendária Motown, depois de ter encantado ao grande dono Berry Gordy e aos demais executivos da gravadora com sua maravilhosa musicalidade.

Mas foi na década posterior, que Stevie presenteou o mundo com seus momentos mais geniais, criando hits certeiros e inesquecíveis como “Superwoman”, “You Are The Sunshine Of My Life”, Superstition, “Higher Ground”, “Sir Duke”, “I Wish”, “Inst She Lovely” entre outros, que foram todos inseridos em obras sensacionais do quilate de “Music Of My Mind” (1972), “Talking Book” (1972), “Innervisions” (1973), e “Songs In The Key Of Life” (1976), que resultaram em uma das sequências de discos mais espetaculares já produzidas por um artista na história! Nos anos 70, Stevie também se estabeleceu ao lado de outros dois grandes ícones da música negra americana, Marvin Gaye e Isaac Hayes, como os principais músicos que renovaram a Soul Music, criando novos padrões e elevando o gênero a limites de criatividade sem precedentes.

Na década de 80, sua carreira passou por um leve declínio, o que não o impediu de continuar soltando grandes hits como “Ebony And Ivory” (bela parceria com a lenda Paul McCartney), “I Just Called To Say I Love You” e “Party-time Lover”. Apesar de estar um bom tempo sem produzir, sua música sempre esteve presente e continua muito atual, afinal, ele influenciou diretamente o som de grandes lendas como Prince, Michael Jackson e Lenny Kravitz e até artistas mais recentes como Justin Timberlake e Bruno Mars.

Stevie Wonder é sem sombra de dúvidas um dos maiores gênios da história da Soul Music. Mas muito além de um fantástico músico da Black Pop Music americana, é também um verdadeiro guerreiro e um ser humano extraordinário e inspirador, que nunca se deixou abalar por sua “limitação física”, muito pelo contrário, usou disso como uma força motriz para se tornar um dos maiores presentes musicais de Deus para a humanidade, um verdadeiro profeta da música como o Rei do Pop o chamava. Não há adjetivo melhor para se referir a ele. Vida longa ao maravilhoso Mr. Stevie Wonder.

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

2 pensamentos

Deixe um comentário