Conundrum – O Hard-Prog Retrofuturista do Hällas

Vindo do fértil solo sueco, o Hällas é uma banda que procura resgatar aquele som Hard/Heavy com toques progressivos de grupos como Uriah Heep e Blue Öyster Cult, mas com uma pegada, digamos, futurista, autodenominando-se “Adventure Rock”. Em 2020, eles estão de volta com seu segundo disco, o sensacional Conundrum!

A trinca inicial parece funcionar como uma só viagem retrofuturista. Desde os teclados imersivos da introdução “Ascension”, que emendam no Hard Rock pulsante e com passagens altamente melódicas de “Beyond Night And Day” e a psicodélica “Strider”, honrando o termo “Adventure Rock” com louvor!

“Tear Of A Traitor”, com o baixo galopante e vocais rasgados de Tommy Alexandersson, é o momento que mais se aproxima do Heavy Metal, enquanto “Carry On” parece ter saído direto dos anos 80, com suas camadas e mais camadas de teclados e um refrão altamente marcante. Mas os verdadeiros épicos ficam para o final, em “Labyrinth of Distant Echoes” e a derradeira “Fading Hero”, cheias de passagens grandiosas que demonstram as influências prog da banda, e com diálogos entre guitarra/teclados que são de arrepiar.

Se você quer um Hard Prog de qualidade e com toques modernos, o Hällas é uma grande pedida, e Conundrum é uma das pérolas perdidas desse ano que vale muito a pena conferir!

Anúncios

Autor: Caio Braguin

16 anos, baterista, aficionado por música (e todas as formas de arte) desde o berço. Música é minha vida!

Deixe um comentário