25 anos do “Unplugged MTV” de Bob Dylan – De volta às versões acústicas

Há exatos 25 anos, Bob Dylan entrava na onda dos Unplugged MTV que tomou os anos 90. Tivemos acústicos importantes nessa década. Eu aproveito a oportunidade para falar de cinco desses Unplugged MTV que foram essenciais para o Rock: Pearl Jam (91), Eric Clapton (92), Nirvana (94), Kiss (96) e Alice In Chains (96); os famosos acústicos, tomaram força no Brasil, somente nos anos 2000.

O acústico de Dylan, foi gravado em novembro de 1994. Porém, só foi lançado em 1995. Esse acústico me fez lembrar do acontecimento em Newport Folk Festival (65). Quando Bob Dylan foi criticado por ligar sua guitarra e teve que voltar para tocar duas canções com seu violão. Mas aqui a conversa era outra. Acompanhado de uma banda de cinco músicos, bem afiada por sinal, Dylan entrega um show redondo. Naquele momento, ele já era o revolucionário da música, reconhecido por suas letras marcantes e por ter influenciado grandes artistas da história, incluindo os Beatles.

O setlist faz um resgate da sua carreira, passando por todas as décadas e fases de Dylan. Desde a fase folk do início da carreira, fase rock e sua pegada mais pop. O que chama mais a atenção são as versões de “All Along the Watchtower”, “The Times They Are A-Changin’’ e “Knockin’on Heaven’s Door”. Você precisa estar atento a letra para identificar essas canções. Talvez, o ponto fraco do disco está na falta de algumas músicas importantes. Entre elas estão “Mr. Tambourine Man”, “A Hard Rain’s a-Gonna Fall”, “Tangled Up In Blue”, “Just Like A Woman”, “Hurricane” e “Jokerman”. Mas, isso não alterou a essência do acústico e nem a honestidade da obra. Esse é um disco que você vai precisar da parte visual. O estilo de Bob Dylan no palco está único e marcante. Esse é um disco que carece de um complemento do vídeo para finalizar a experiencia. Bob Dylan Unplugged MTV é uma ótima opção para os fãs de acústico MTV.

Anúncios

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário