”I Can’t Get No (Satisfaction)”: O primeiro petardo dos The Rolling Stones!

A música desta semana escolhida do nosso quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos” é nada mais nada menos que ”I Can’t Get No (Satisfaction)”, a primeira grande composição ou petardo que os Rolling Stones compuseram na carreira!

The Rolling Stones 1965
”Foi a música que realmente fez os Rolling Stones, nos transformou de apenas outra banda em uma enorme banda monstruosa … Tem um título muito cativante. Tem um riff de guitarra muito cativante. Ele tem um ótimo som de guitarra, que era original na época. E captura um espírito da época, que é muito importante nesse tipo de música … Que foi alienação.”- Mick Jagger

Lançada em 1965, a música ganhou vida na era dos singles e originalmente não fazia parte de um disco de carreira da banda, exceto pela versão americana do álbum ”Out Of Our Heads”. Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, a música seria referência a frustração sexual e o comercialismo.

”Quando estou vendo a televisão
E aquele homem aparece para me contar
O quanto as minhas camisetas podem ser brancas
Mas ele não é um homem, porque ele não fuma
Os mesmos cigarros que eu”

”Quando eu estou andando pelo mundo
Eu faço isso e assino aquilo
E eu tento transar com uma garota
Que me diz, querido, é melhor voltar depois”

Comercialmente ela foi um sucesso, chegou ao número 1 da parada americana e circulou pelas rádios piratadas do Reino Unido por ter sido considerada ”muito pesada” para a época, mais tarde ela chegou nas rádios oficiais e pegou o número 4 das paradas.

Uma coisa é fato, a sujeira tanto dos instrumentos quanto da letra é algo revolucionário, tal sujeira só foi vista uma vez antes na história, com o lançamento da música ”You Really Got Me” dos Kinks em 1964.

A música começa com assustador, atemporal, emblemático e grandisoso riff que na minha visão é o maior de todos os tempos. A ideia teria partido de um sonho que Keith Richards, ele acordou com a sequência na cabeça. Não esqueçamos da linha de baixo que segue a guitarra, na sequência, a bateria vem insistente e Mick chega com a sua voz única, cantando os versos da faixa.

Bom, ”I Can’t Get No (Satisfaction)” pode ser tranquilamente considerada a maior música da história do rock. Seu impacto foi imensurável, ela persiste em rádios, playlists e discos ao redor do mundo, e os Rolling Stones seguem por mais de 50 anos tocando em seus shows. Fica o registro, a importância e a qualidade desta grande canção!

36/100

The Rolling Stones Satifsfaction

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário