A música desta semana escolhida do nosso quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos” é nada mais nada menos que ”I Can’t Get No (Satisfaction)”, a primeira grande composição ou petardo que os Rolling Stones compuseram na carreira!

Lançada em 1965, a música ganhou vida na era dos singles e originalmente não fazia parte de um disco de carreira da banda, exceto pela versão americana do álbum ”Out Of Our Heads”. Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, a música seria referência a frustração sexual e o comercialismo.
”Quando estou vendo a televisão
E aquele homem aparece para me contar
O quanto as minhas camisetas podem ser brancas
Mas ele não é um homem, porque ele não fuma
Os mesmos cigarros que eu”
”Quando eu estou andando pelo mundo
Eu faço isso e assino aquilo
E eu tento transar com uma garota
Que me diz, querido, é melhor voltar depois”
Comercialmente ela foi um sucesso, chegou ao número 1 da parada americana e circulou pelas rádios piratadas do Reino Unido por ter sido considerada ”muito pesada” para a época, mais tarde ela chegou nas rádios oficiais e pegou o número 4 das paradas.
Uma coisa é fato, a sujeira tanto dos instrumentos quanto da letra é algo revolucionário, tal sujeira só foi vista uma vez antes na história, com o lançamento da música ”You Really Got Me” dos Kinks em 1964.
A música começa com assustador, atemporal, emblemático e grandisoso riff que na minha visão é o maior de todos os tempos. A ideia teria partido de um sonho que Keith Richards, ele acordou com a sequência na cabeça. Não esqueçamos da linha de baixo que segue a guitarra, na sequência, a bateria vem insistente e Mick chega com a sua voz única, cantando os versos da faixa.
Bom, ”I Can’t Get No (Satisfaction)” pode ser tranquilamente considerada a maior música da história do rock. Seu impacto foi imensurável, ela persiste em rádios, playlists e discos ao redor do mundo, e os Rolling Stones seguem por mais de 50 anos tocando em seus shows. Fica o registro, a importância e a qualidade desta grande canção!
36/100