Chasing Trane – A Vida Segundo John Coltrane

Continuando nosso quadro “A Música Fora dos Instrumentos”, trago hoje um documentário de um dos seres mais iluminados e inspiradores que já passaram por esse planeta, nosso querido John Coltrane, que tem sua vida e obra maravilhosamente documentados em “Chasing Trane” (2016).

O documentário conta com depoimentos de peso. De seus amigos próximos e família, até músicos como Carlos Santana, Wynton Marsalis, Sonny Rollins, Common e até o ex-presidente Bill Clinton, todos tiveram sua vida transformada por sua arte essencialmente transcendental. Temos, inclusive, Denzel Washington fazendo a voz do próprio Coltrane em alguns momentos.

Retratando desde sua infância complicada e marcada pela segregação racial no Sul dos Estados Unidos, suas passagens pelo grupo de Miles Davis (o maior formador de gênios da história do Jazz!), e, principalmente, sua espiritualidade. Ela que o fez largar o vício em heroína, se conectar com seu próprio ser, e compor algumas das obras mais espetaculares de todos os tempos, como é mostrado no processo criativo de A Love Supreme (1965), que por si só é uma demonstração poderosíssima de sua fé, proveniente do estudo das mais diversas religiões e culturas. Seu trabalho tornou-se também algo social, refletindo a eterna luta do povo negro, como um Martin Luther King da música.

Sendo músico ou não, é impossível não se inspirar na história de Coltrane. Sempre o mais legítimo possível, nunca impondo barreiras em seu som, e, acima de tudo, colocando nele sua alma. Parafraseando Carlos Santana: “Alguns tocam Jazz, Blues, Reggae. Ele tocava a vida”.

Anúncios

Autor: Caio Braguin

16 anos, baterista, aficionado por música (e todas as formas de arte) desde o berço. Música é minha vida!

Deixe um comentário