Minor Earth, Major Sky: Um A-ha repaginado na entrada dos anos 2000

Os anos 2000 chegaram fortes para o A-ha, com a volta da banda após 6 anos de hiato nos anos 90. A proposta da banda, desde o início, foi usar a estética pop que vigorava no momento para deixar sua mensagem mais acessível ao grande público, e sob este princípio eles vieram se repaginando com o passar do tempo. Em “Minor Earth, Major Sky”, de 2000, não foi diferente, com a banda mantendo a pegada mais leve que tiveram ao longo dos anos 90, mas se atualizando com as novas tendências, e com uma estética repaginada.

A voz de Morten está completamente diferente, soando moderna e fresca. Este não é um Morten tão forte, característico e robusto, mas é um Morten com preciosos nuances em cada nota, que ressona mais e tem até mesmo uma pegada mais Soul (alô Felipe!). No geral temos um pop ainda mais minimalista que dos últimos dois trabalhos da banda, “East of Sun, West of Moon” e “Memorial Beach”, e nos moldes que bandas como o Coldplay estavam usando para fazer sua música. Há uma mistura do orgânico e eletrônico muito doce, e as composições são muito boas.

Para pegar a mensagem do disco, eu recomendo e destaco a maravilhosa Minor Earth, Major Sky, faixa-título e carro chefe do disco, e Summer Moved On. “Minor Earth” tem um clima e groove imprescindíveis, um destaque até mesmo quando consideramos a carreira inteira da banda, pessoalmente amo essa música, e Summer Moved On tem uma seção de cordas que remete, novamente, ao o pop da época. Justamente isto, a vibe, faz deste disco tão especial, é nostálgica, doce e leve, mesmo com temas que eram para ser tristes.

Mas não se engane e não se satisfaça apenas com isso, uma vez que vale muito a pena mergulhar de cabeça nesse disco, que tem o melhor que o A-ha fez nos anos 2000 e, se você gosta de pop, é um tiro certeiro que vai lhe render várias prazerosas audições! Assim como todas as coisas, Minor Earth, Major Sky também está ficando velho, e já são 20 anos agora deste grande trabalho do A-ha!!!

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário