Uma lenda entre os mortais, o nome que colocava medo no coração dos homens

”Meu filho, conquiste por si próprio outro reino
pois o que lhe deixo é pequeno demais para ti”

Palavras de Filipi II para um jovem de 15 anos chamado Alexandre.

 

Lembro-me como se fora ontem quando terminei de traduzir a letra desta música – tarefa vespertina muito comum em minha infância – e saí correndo para pedir ao meu avô que me desse R$ 3,50 para ir à locadora pegar o filme para assistir de tão extasiado que estava com o conteúdo das letras. Meu imaginário sempre foi extremamente aguçado por músicas que retratavam fatos históricos, ainda mais temas de guerras que eram os que mais me agradavam (não, não sou beligerante); então, após assistir ao filme e pesquisar mais sobre o assunto constatei que ”Alexander The Great” ou, em português, ”Alexandre, o Grande, tornou-se minha música favorita do Iron Maiden e um dos melhores filmes que já vi. Ela é a última música do disco Somewhere In Time (1986)

  O ENTRE ACORDES abre o seu espaço para ”a música fora dos instrumentos” e gostaria de vos indicar este filme que, provavelmente, muitos já assistiram, porém não sob a óptica da música, traçando paralelos entre a letra e as cenas do filme. Tendemos a ter uma sensação prazerosa e, de certa forma, de empoderamento quando descobrimos algo; foi justamente esta sensação que tive ao conectar os pontos entre ambos e perceber a música no filme.

ag5

  O filme de 2004 é um drama biográfico dirigido por Oliver Stone que narra a história de Alexandre, o Grande segundo a visão do diretor. A biografia de Alexandre, o Grande, escrita pelo historiador britânico Robin Lane Fox, foi a inspiração para o roteiro. A superprodução, que conforme divulgação custou 150 milhões de dólares aos estúdios da Warner, traz o ator Colin Farrell no papel de Alexandre, e também Angelina Jolie como a rainha Olímpia e Val Kilmer como o rei Filipe II.

ag2

Em 8 minutos e meio, Steve Harris consegue passear por vários momentos da vida daquele que foi um dos grandes e mais jovens conquistadores da história da humanidade; desde o falecimento de seu pai Filipe II (não fala na música) quando Alexandre, aos 19 anos, assume o trono da Macedônia. Alexandre desde jovem aparentava ter grande vocação para liderar e ser um grande estrategista, talvez por conta de ter tido Aristóteles como seu grande mentor.

Outra característica da expansão do império de Alexandre foi a incorporação das culturas dos povos conquistados, como os gregos, os egípcios e os babilônios. Alexandre era um grande estudioso e se interessava por todos os tipos de pensamentos e culturas, o que fazia com que ao invés de impor as ideias de seu reino, ele agregava as sapiências de cada lugar – características estas que fariam com que os romanos, alguns séculos depois, quando da expansão de seu império, repetisse a mesma tática de congregação cultural.

ag1

A conquista da Pérsia na batalha de Arbela e do Egito, esta sem violência, já que os egípcios não ofereceram resistência ao império de Alexandre. A lenda de Frigia (Ásia Menor), a invasão à Índia, a morte de Alexandre até hoje cercada de mistérios e muitas outras façanhas deste grande personagem histórico também estão presentes da música e no filme.

Apesar de ter sido muito criticado por muitos especialistas em cinema, eu sempre gostei do filme, principalmente quando estabelecia a conexão com a música. Espero que vocês tenham a mesma sensação que eu tive quando era apenas um garoto de 12 anos apaixonado por Heavy Metal e por história, que enxergava na música uma forma de se aproximar dos livros. E deu muito certo.

Alexander the Great
His name struck fear into hearts of men
Alexander the Great
Became a legend ‘mongst mortal men

ag4

A text by @lukaspiloto7twister

 

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s