75 anos de Eric Clapton – A maior lenda viva da guitarra

Exatamente hoje, 30 de março de 2020, um dos músicos mais lendários ainda vivos do Rock e do Blues completa 75 anos de vida. Mas não só de uma simples vida, mas de uma vida maravilhosamente muito bem vivida: o espetacular Eric Clapton!

Eric Clapton está em um patamar tão elevado na guitarra, que é na minha opinião, um dos poucos guitarristas da história que desenvolveu uma espécie de relação simbiótica com seu instrumento de forma tão intensa, que até mesmo ursos polares no Ártico reconhecem que Clapton está tocando com apenas pouquíssimas notas.

A música de Eric Clapton sempre significou muito para mim. Foi através dele que aprendi amar a guitarra e o Blues, e a correr atrás de ouvir tudo que pude dos maiores mestres do gênero. Eric Clapton é o cara que tem o talento de acalmar e elevar o sentimento dos corações (incluindo o meu) de milhões de pessoas ao redor do mundo com a sua guitarra. De levar a sua música e seu mítico instrumento a lugares inimagináveis, coisas que somente alguns músicos mais privilegiados da história conseguiram. Por isso que com certeza, a guitarra ao longo de sua história sempre passará por Eric Clapton como um de seus capítulos mais importantes.

Nascido no dia 30 de março de 1945, em Ripley, no Reino Unido, o gênio das seis cordas é considerado por muitos como o maior guitarrista vivo, e chegou ao nível de estar ao lado de Bob Dylan e Paul McCartney, como uma das poucas lendas vivas do Rock. Quando ainda bem jovem, Clapton ficou especialmente atraído pela guitarra Blues de músicos lendários como Robert Johnson, Buddy Guy e Muddy Waters, e partir de então, tornou-se um verdadeiro devoto do gênero.

Ao longo de sua extraordinária carreira, integrou bandas históricas como The Yardbirds, Cream, e Derek and the Dominos nos anos 60, até que na década seguinte, iniciou uma fantástica e mega bem sucedida carreira solo que dura firmemente até hoje, tanto que nos últimos 20 anos, Clapton produziu como nunca. Gravou ótimos discos em parcerias com alguns de seus heróis como BB King (“Riding With The King”, 2000), JJ Cale (“Road To Escondido”, 2006) e Stevie Winwood (ao vivo incrível de 2009). Além disso, fundou um dos maiores festivais de Blues e Rock da atualidade, o fantástico “Crossroads Guitar Festival”, lançou uma excelente autobiografia em 2007, e o sensacional documentário “Eric Clapton: A Life in 12 Bars” (2017).

Eric Clapton é simplesmente uma das maiores lendas vivas da música que não precisa provar mais nada a ninguém, pois sua incrível carreira de quase 60 anos já faz isso. Além da maestria musical, Clapton é um exemplo de integridade como pessoa e profissional! Parabéns pelo 75 anos, mestre!!!

Anúncios

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário