Van Halen: 40 anos de Women and Children First

Bom, vamos direto ao assunto, o ano é 1980, a banda Van Halen, e a abertura é com And the Cradle Will Rock…, mais um petardo de primeira faixa para o catálogo da banda, que vem groovando devagar mas intensamente, e com a melodia descontraída ao melhor estilo David Lee Roth. Aliás, lembre-se que Van halen é extremamente pra cima, e que nesse período difícil, como temos mencionado aqui, vale muito a pena ouvir um som mais feliz. Everybody Wants Some!! tem uma intro de batera um pouco tribal, um pouco aos moldes do hino Hot For Teacher, de 1984 da banda, que nos carrega climáticamente ao longo de \nmais um hino do hard rock (ainda setentista) do Van Halen, extremamente a frente de seu tempo. O hook do refrão e a dinâmica fecham o pacote de mais esse clássico do Van Halen.

Lembrando que o momento da banda aqui é uma sequência imparável de sucesso (e qualidade!) desde sua revolucionária estréia, que cobrimos no texto sobre o lendário Eddie Van Halen, e que são anos repetitivos e formuláticos para o Van Halen, mas que não deixam de ser incríveis. Repetitividade é um prato cheio para a crítica e as vezes até mesmo o ouvinte acha demais, mas o Van Halen manteu em sua fase David Lee Roth uma consistência incrível de discos repletos de porradas marcantes de começo ao fim!

De volta ao disco nesse texto um tanto quanto frenético, a intro estilo Led Zeppelin de Fools nos introduz a mais um soco na cara do ouvinte. Aceleramos o ritmo para Romeo Delight, com destaque para o solo pirotécnico de Eddie, em seu melhor estilo. Tora! Tora! é uma experimentação memorável com um riff estilo Sabbath que nos leva a acelerar de novo em Loss of Control. A mágica e a interação entre os membros do Van Halen é incrível, e beira a nomes que não prefiro nem mencionar para não ser cobrado depois. Take Your Whiskey Home é a Ice Cream Man do disco, e precede Could This Be Magic?, que vem com um espírito Folk e Blues surpreendentemente legítimo, e aqui temos a articulação com o título do disco, Women And Children First, esta maravilha que termina explodindo com In a Simple Rhyme, e que completa hoje 40 anos.

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário