45 anos de Katy Lied: O Steely Dan virando uma instituição

Misturando a sofisticação jazzística, experimentação e o rock n’ roll, o Steely Dan aproveitou o solo fértil para a música de primeiríssima dos anos 70 para não apenas prosperar, mas também ter hits improváveis para qualquer outra época. Apesar de liderados por Donald Fagen e Walter Becker, a banda ainda excursionava e era ainda de fato uma banda. Mas em 1974, o Steely Dan deu uma curva à moda Beatles, parando de excursionar, mas diferentemente dos besouros passando a ser um panteão dos músicos de estúdio do Sul da Califórnia, e o primeiro exemplo dessa nova “formação” volátil foi o incrível (e subestimado) “Katy Lied”, que hoje completa espantosos 45 anos.

O clássico Black Friday foi o single do disco, e a primeira faixa também. Mais um signature do Steely Dan aparece aqui: letras obscuras, assustadoras, mas maravilhosas cantadas sobre vibes animadas. O tema daqui é um investidor que faliu na crise de 1929. A linda Bad Sneakers e a leve, sacana Rose Darling seguem com o disco na sequência. Depois temos o delicioso Funk/Soul Daddy Don’t Live In That New York City No More, já com o seminal Larry Carlton nas seis cordas (estão tentando roubar esta expressão de mim, lembrem-se de quem trouxe ela pra cá!). Doctor Wu é a música mais forte do disco, simplesmente maravilhosa, eles trabalham com o título do disco, as melodias são de arrepiar, enfim.

O lado B não é tão forte, mas ainda tem a guitarra, desta vez de Rick Derringer, cantando frenéticamente no Blues Chain Lighting, aliás esqueci de mencionar os grandes trabalhos de Michael Omartian e David Paich (Toto) nos pianos e Jeff Porcaro na bateria (um pocket alienígena com Water Becker). E por falar em alienígena, Any World (That I’m Welcomed To) é outro tremendo destaque, e a gente fecha groovando novamente com Throw Back The Little Ones.

Um disco não muito mencionado, não muito popular, mas uma grande obra dos caras que eram rock sem ser fechados, e que eram jazzistas sem ser pretensiosos, e eram agora também uma instituição. 45 anos de Katy Lied!!!

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário