40 anos de On Through The Night: Def Leppard em seu caminho ao estrelato

Há 40 anos atrás era lançado a estréia de uma das melhores bandas do Hard Rock oitentista, e um dos discos mais marcantes da New Wave Of British Heavy Metal. A classificação tão popular do Def Leppard na N.W.O.B.H.M. sempre foi duvidosa, porque o termo é associado também com bandas bem mais rápidas e pesadas, como Motörhead e Iron Maiden, enquanto o Def sempre teve uma pegada mais voltada para o Rock/Pop. Mas já fazem 40 anos que colocam os caras de Sheffield no movimento, e estamos aqui simplesmente para celebrar o aniversário da sensacional estréia desta grande banda, que apesar de aspirante já era prometida a se tornar o que virou, já sendo bastante popular por seus shows, incluindo a abertura da turnê britânica do AC/DC em 1979.

A produção é um pouco precária, mas isso da um charme especial para o estilo ainda pouco refinado deste estágio inicial da banda. Em algumas músicas, no entanto, como Satellite, vemos muito mais coesão, e um Def Leppard já encaminhado para o que viria a se tornar. A maravilhosa balada Sorrow Is A Woman é outro exemplo de um momento altamente inspirado do disco, com um excelente solo dividido entre Steve Clark e Pete Willis.

Mas o disco ainda está no panteão da N.W.O.B.H.M., e temos também outros grandes destaques dentro dos pouco mais de 40 minutos de duração do disco, como o murro inicial Rock Brigade, um verdadeiro hino da banda, When The Walls Came Tumbling Down, e a incrível Overture.

A receptividade do disco, desde o início não foi muito boa, mas eles conseguiram uma posição decente nas paradas e, com o reforço da produção de Mutt Lange, se encaminharam no próximo disco para um nível melhor, mas o papo sobre High N’ Dry fica pro ano que vem. Por enquanto, comemoremos em alto e bom som esta bela estréia do Def Leppard, que há 40 anos, trilhava seu caminho para o estrelato.

Anúncios

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Nenhum pensamento

  1. O início de uma história marcada por sucessos, tragédias e vitórias. Pode se resumir o debut do Def Leppard dessa forma. Meu álbum preferido deles é o Pyromania (de 1983), mas On Through the Night também é um trabalho muito legal e digno de nota.

Deixe um comentário