Nina Hagen: 65 anos!

Catharina Hagen, mais conhecida como Nina Hagen é uma cantora alemã de grande sucesso internacional, especialmente por suas atuações e por suas extravagâncias vocais. Nascida em Berlin, a renomada cantora completa hoje 65 anos. Apesar de ser uma renomada intérprete de Rock, Nina teve sua formação pautada na ópera, ela é mezzo-soprano.

Sua infância não foi das mais fáceis, já que ela teve que conviver com a separação dos pais quando ela tinha apenas dois anos; foi criado no lado oriental da Alemanha, portanto recebeu ensinamentos do lado soviético do país que havia sido dividido após o fim da Segunda Guerra Mundial. Inclusive, seu avó, que era judeu, foi morto pelos nazistas no campo de concentração de Sachsenhausen.

NH2

No entanto, para superar todas as tribulações, Nina viu na música uma forma de extravasar e ter liberdade de se expressar artisticamente; teve como influências Janis Joplin, Johnny Rotten e a banda de pós punk Siouxie and The Banshees.  Foi pioneira assim como a também alemã Doro Pesch a trazer elementos da música lírica ao Rock. Após o relativo Sucesso na Europa Ocidental, ela foi apadrinhada por Frank Zappa para ir aos Estados Unidos, onde terminou de gravar o lado B do disco Unbehagen, e onde também conheceu Giorgio Moroder, este que seria o produtor dos 3 primeiros discos de sua carreira.

O auge comercial da carreira de Nina se deu em 1985 quando veio ao Brasil para se apresentar no primeiro Rock In Rio; foi uma das grandes atrações de seu dia, dando ao público um show com muitas performances teatrais, vestimentas exóticas e desfilando com sua voz imponente e bela para o público brasileiro. Hagen não se limitava apenas à música, também participou de filmes como atriz.

NH1

Ao longo de sua extensa carreira, Nina lançou muitos discos, logo fica difícil falar sobre todos, mas, em especial, gostaria de citar seus 3 discos da década de 80: Angstlos (1983), In Ekstase (1985) e o auto intitulado Nina Hagen (1989). Com estes discos você terá uma boa noção do quão brilhante foi esta mulher, muitas das vezes não citada nas grandes discussões, porém , teve muito destaque em sua época e merece muito ser ouvida. HAPPY BIRTHDAY, NINA!!!

A text by @lukaspiloto7twister

 

 

Deixe um comentário