Robin Trower: 75 anos!

Hoje, celebramos a vida e o talento de um dos grandes guitarristas da história do Rock: Mr. ROBIN TROWER.

Conhecido como uma extensão de Jimi Hendrix pelo seu jeito de tocar, Trower começou sua carreira na banda Procol Harum (recomendo bastante uma audição), e, em 1971, partiu para uma bem sucedida carreira solo, gravando discos excelentes que infelizmente ficaram relegados ao esquecimento. E é justamente para isso que o Entre Acordes está aqui, para dar luz às sombras.

Na década de 80, Trower fez uma parceira com Jack Bruce, ex baixista do Cream, que durou apenas dois discos (B.L.T e Truce), no entanto, reforçam o reconhecimento que Robin tinha como guitarrista, ao ponto de um dos maiores músicos da história o procurar para formar uma parceria, apesar de não ter sido bem sucedida. Contudo, em 2007, ele compuseram mais um trabalho juntos, esse sim muito bem recebido pela crítica, o ótimo Seven Moons.

RT2

Em sua carreira solo eu destaco 4 discos impressioantes que merecem ser ouvidos urgentemente, são eles: Bridge Of Sighs (1974), For Earth Below (1975), Long Misty Days (1976) e In City Dreams (1977). Ainda faria uma menção honrosa ao seu disco de estreia, o excelente Twice Removed From Yesterday, de 1973. Robin é o típico artista que é difícil conseguir apontar um trabalho ruim, tendo em vista que sua qualidade e cuidado com seus trabalhos eram altíssimos.

Trower é um fervoroso adepto das guitarras Fender Stratocaster, entretanto, vale ressaltar que nem sempre esta guitarra fora sua preferida, e há uma curiosidade entorno disso: Enquanto excursionava com o Jethro Tull, Robin viu a guitarra de Martin Barre desligada no backstage e resolveu pegar para tirar um som. Ao tocar as primeiras notas, ele percebera que precisava mudar de guitarra, e depois desse dia ele nunca mais quis saber de outra guitarra.

 

Um grande guitarrista, uma ótima voz e músicas de tirar o fôlego, Robin Trower deve ser ouvido ontem, hoje e sempre. Vamos prestar esse tributo.

A text by @lukaspiloto7twister

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário