”Have You Ever Seen The Rain”: O retrato do auge e conflito do Creedence Clearwater Revival.

Me lembro exatamente como se fosse hoje, as diversas viagens que fiz com meu pai, eu ainda criança. No porta luvas de seu carro, havia uma coletânea do Creedence, era uma trilha certa em todas essas viagens. Apesar de várias músicas maravilhosas e ”chicletes” (no bom sentido), uma delas me chamava muita atenção, era uma tal de ”Have You Ever Seen The Rain”. A nossa escolhida dessa semana para o quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos.

Creedence 1970

Presente no excelente álbum ”Pendulum” de 1970, expecula-se que a música se refere á Guerra do Vietnã, com a chuva representando as bombas. Porém, o próprio compositor, John Fogerty disse que a letra se tratava do momento turbulento que o Creedence passava em seus bastidores, as brigas e desavenças começavam a tomar a frente de tudo, culminado-se com o fim da banda pouco tempo depois.

”Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva?
Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva
Caindo em um dia ensolarado?”

Musicalmente, ela é bem dentro da fórmula original da banda, com um pé no Country e outro no Southern Rock. John canta com uma voz menos rasgada e mais no estilo de uma balada. Os momentos que o refrão aparecem nos fazem sentir até os ossos, apenas um clássico tem o poder de algo tão poderoso assim.

”Have You Ever Seen The Rain” precisou de apenas 2 minutos e 40 segundos para virar história como uma das mais belas composições de todos os tempos. Não importa quanto tempo passe, assim como ela me atingiu na minha infância, ela seguirá atingindo milhões de pessoas por muitos anos. Só no resta a agradecer ao John Fogerty por esse belo presente.

29/100

Have You Ever Seen The Rain

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário