Eddie Van Halen: 65 anos da lenda da guitarra

Na segunda metade dos anos 70, o Punk, New Wave, e a Disco Music haviam tomado o cenário mainstream da música nos Estados Unidos, enquanto o Hard Rock havia ficado um pouco de lado. No entanto, uma banda viria a mudar o lado da moeda e inspirar a grande força do rock nos anos 80: o Van Halen. O nome vem do sobrenome dos irmãos Van Halen: Eddie e Alex, imigrantes Holandeses que se juntaram com o baixista Michael Anthony e o vocalista David Lee Roth e começaram a tocar em bares e festas em Pasadena, na Califórnia. Um dia, foram descobertos, ganharam um contrato e lançaram, em 1978, seu disco de estréia, virando um fenômeno mundial, devido ao seu som vibrante, e ao talento único do guitarrista Eddie Van Halen, aniversariante de hoje.

Eddie começou tocando em competições de piano quando criança, frequentando aulas formais, mas escondia de seu professor que não sabia ler partituras (característica típica de alguém destinado a guitarra). Alguns anos depois e já nas seis cordas, Eddie relatou que nunca conseguia tocar como outros guitarristas, e isso o trouxe uma originalidade imensurável. Ele era rápido como ninguém, tinha seu “Brown Sound”, um timbre resultado de colocar seu Marshall Plexi (da série de amplificadores mais lendária da história) no máximo e adicionar modulações e delays que deixavam seu som gigante, tocava com uma fluidez perfeita, tinha um grande senso de melodia, usava a Whammy Bar de sua guitarra como não se havia visto ainda, e o mais notável de todos: usava o tapping, técnica de tocar guitarra com as duas mãos que, apesar de não ter inventado, o aplicou como jamais visto antes no cenário do rock e o popularizou.

Com isso, Eddie foi o primeiro “shredder” da história da guitarra, precedendo uma quantidade imensurável de discípulos (e copiões) ao longo dos anos 80, tanto no movimento Glam Metal, quanto no proprio Metal em si. Inúmeras são as histórias de guitarristas que relatam ouvir Van Halen tocar pela primeira vez mudou suas vidas (até hoje!).

De Richie Sambora a Dimebag Darrel, ninguém escapou de ter Eddie Van Halen como herói e/ou influência, e seu estilo com riffs cativantes, muitos harmônicos e grandes solos o colocaram no panteão da guitarra, e do Rock n’ Roll. Infelizmente, Eddie tem passado por problemas de saúde recentemente, e merece nossas orações. Neste aniversário de 65 anos, celebramos seu legado e desejamos muita saúde e vida para esta lenda. Feliz aniversário Eddie Van Halen!!!

Anúncios

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário