Steven Adler: 55 anos do baterista da formação clássica do Guns n’ Roses

Existem pessoas que, mesmo chegando ao topo da fama na música não chegam a ser o que se considera um “rockstar”, e existem aquelas que mesmo depois de estar lá, levam aos extremos os esteriótipos do rockstar, e não há ninguém mais adequado para falar sobre isso que Steven Adler, baterista do Guns n’ Roses, que até hoje sofre das consequências de seus anos de fama entre 1987 e 1991.

Há pouquíssima informação sobre sua biografia e como entrou em contato com a música, mas se sabe que, assim como milhares, acabou em uma banda de rock em Los Angeles nos anos 80, buscando o sucesso entre muitas outras. Mas o Guns era diferente, eles dissonavam da cena do Glam Metal, mas eram similiares o suficiente para serem aceitos pelos participantes do movimento. Com a estréia em Appetite for Destruction, o Guns ganhou a fama com seu Hard Rock groovado, com inflluências do punk, e ali começaram os problemas com Adler.

Adler confrontava com a personalidade de Axl Rose, sempre muito problemática, e tinha sérios problemas com drogas. Nunca foi um baterista muito rápido, técnico, oscilava o tempo, mas tinha um feel incrível, e escreveu grandes grooves de batera enquanto esteve na banda. Sobre sua saída em si, a história é controversa, e sempre tendenciosa, e ao invés de problematizá-la, quero lembrar que foi uma tragédia para Steve, que desde então piorou seus vícios, e lida com eles até hoje. Atualmente toca na Adler’s Appetite, praticamente uma banda cover do Guns, e vive nas memórias de seu passado glorioso com o Guns n’ Roses, enquanto o resto da banda está limpa das drogas e faz muitos milhões de dólares com sua turnê de reunião, que está indo para seu quarto ano.

Portanto, evitemos a todo custo comprar uma história sobre os conflitos dentro da banda mais perigosa do mundo e se posicionar contra este homem que, mesmo sem ser o baterista mais rápido e polido por ai, contribuiu muito para a banda que todos amamos, e que merece nossa comemoração neste dia em que completa 55 anos. Feliz aniversário Steven Adler!!!

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário