75 anos de Stephen Stills!

75 primaveras! O número exato da idade que Stephen Arthur Stills está completando na data de hoje. Em seu vasto currículo constam as passagens pela icônica banda Buffalo Springfield, o lendário trio Crosby, Stills and Nash; por vezes quarteto, quando Neil Young – segundo ele, Stills era um gênio – juntava-se ao galático time e a sua parceira com Chris Hillman chamada Manassas. Além de ter uma carreira solo brilhante e multi – premiada. Foi considerado pela revista Rolling Stone o 47º melhor guitarrista de todos os tempos.

O talento de Stills já podia ser notado nas composições que ele deixou no Buffalo Springfield, as quais cito a espetacular ”For What It’s Worth” – muito regravada posteriormente por outros artistas notáveis – o Rush, por exemplo – ”Sit Down, I Think I Love You”, ”Bluebird” e ”Rock and Roll Woman”. Continuou demonstrando todo o seu vultoso repertório com David Crosby e Graham Nash. Além de escrever boa parte das músicas, Stills ainda toou guitarra, baixo e teclado no disco.

SS1

Seu álbum homônimo, o primeiro de sua discografia solo, de 1970, contara com nomes estrelados como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Ringo Starr e seus companheiros de CSN. Seu segundo disco também alcançou um enorme sucesso, com músicas que vão do Rock, passando pelo Blues, Country e indo até à música latina.

Um dado impressionante da carreira de Still é que todos os seus álbuns após o Buffalo Springfield tornaram-se ou disco de ouro ou disco de platina. E é fácil entender o porquê: Basta você pegar o fantástico Manassas (1972). O auto-intitulado primeiro disco da sua parceria com Chris Hillman (ex The Byrds e Flying Burrito Brothers) ilustra perfeitamente os dados estratosféricos que seus discos atingiram.

SS3

Poderia passar horas listando os ótimos trabalhos deixados por este músico espetacular. Multi – Instrumentista, compositor, arranjador e que às vezes até se arriscava como produtor, o pacote Stephen Stills é mais do que completo. Tinha a capacidade de embarcar em qualquer gênero ou estilo musical e sempre escolheu a dedo as parcerias e projetos que gostaria de desenvolver, não à toa todos resultaram em altos índices de vendas e aprovações. uma breve e singela homenagem a este monstro da música. I WISH YOU THE BEST, STEPHEN!!!

A text by @lukaspiloto7twister

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário