O lançamento que esperou 44 anos para ver a luz do sol.

Finalmente, as músicas que estavam engavetadas desde 1975 puderam ver a luz do sol. Joint Effort foi feito, inicialmente, como um projeto paralelo do vocalista e guitarrista Steve Marriott junto do baixista Greg Ridley. Porém, após Marriott tentar e não conseguir, a vaga para substituir Mick Taylor nos Rolling Stones, o Humble Pie foi retomado pela dupla, que convidou o guitarrista Dave Clempson e o baterista Jerry Shirley para retomar os trabalhos.

hp3

O álbum segue a linha cada vez mais voltada a Soul music e o R&B, presente também em seus antecessores (EAT IT, THUNDERBOX e STREET RATS) o que Marriott sempre se demonstrou fã, porém, sem perder a pegada tradicional de seu Hard Rock que caracterizou a banda.

O disco conta com alguns Covers: Rain, dos Beatles (EXCELENTE versão, bem pesada, com um baixo absolutamente espetacular de Greg); Think, De James Brown (muito bem feito, dando até a impressão de ser uma banda do ramo a fazê-lo, bem ao estilo Average White Band, Funkadelic, Parliament etc) e Let Me Be Your Lovemaker, De Betty Wright (aqui percebe-se o porquê de Marriott ser chamado de “branco com gogó de negão”. Impressionante a voz e a consistência que ele mantém em toda a música).

O álbum ainda tem a a pesadíssima Snakes & Ladders, música que mostra a vocação do Humble Pie no Rock and Roll. Charlene, que mescla muito bem o Blues com a música negra Americana, onde mais uma vez destaca-se o vocal agressivo de Marriott.A bonita e sutil balada A Minute Of Your Time, com uma guitarra muito bem tocada por Clem. Good Thing, com o vocal dividido entre Ridley e Marriott é uma faixa que sintetiza bem a banda: Baixo, batera e guitarra indo direto ao ponto.

Por último, a MARAVILHOSA This Ol’ World, com um toque jazzístico bem interessante, uma linha de baixa bem blueseira, aliados a versatilidade da guitarra de Clempson com o vocal imponente de Steve, no entanto, não no seu estilo tradicional, com voz rasgada e agressiva, mas, sim, bem melódica e harmoniosa.

hp2

OUÇAM esse disco, OUÇAM Humble Pie, uma banda de suma importância para o Rock and Roll, com ótimos músicos e momentos altíssimos em sua carreira, além de ser uma das preferidas deste que vos fala. Uma coisa posso te garantir: NÃO VAI SE ARREPENDER!

A text by @lukaspiloto7twister

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário