ALVIN LEE: 75 ANOS!

Graham Anthony Barnes, mais conhecido como ALVIN LEE, estaria completando hoje 75 anos. Chamado de ”O guitarrista mais rápido do oeste” por conta das escalas em alta velocidade que conseguia alcançar, Lee fez história como líder da banda Ten Years After, um dos grupos mais bem sucedidos na virada dos anos 60 para os 70, principalmente após o grande hit ”I’d Love To Change The World”. Seu estilo de tocar influenciou muitos guitarristas, sendo Yngwie Malmsteen o mais famoso entre eles.

Nascido na cidade de Nottingham, na Inglaterra, Lee começou a tocar guitarra aos 13 anos muito influenciado pelo Jazz, até que conheceu o blues e nomes como John Lee Hooker e Jerry Lee Lewis. Em 1967, formou junto com seu amigo Leo Lyons (baixista e produtor; produziu alguns do discos clássicos do UFO) o Ten Years After, uma banda um tanto quanto atemporal, que misturava o Rock psicodélico com o Jazz e o Blues na sua fase inicial, enveredando para o Hard Rock a partir de 1970. Permaneceu na banda até seu fim, em 1974 – em 1989, o grupo voltaria às atividades, mas sem o mesmo brilho de outrora.

AL2

Após alguns desgastes no Ten Years After e querendo mais espaço para experimentar novos sons, Lee decide sair da banda e seguir carreira solo. O fez com muita competência, e, apesar de desconhecidos, tem alguns discos muito bons. O primeiro deles, em 1973, ainda sem ter saído de sua antiga banda, é uma parceria com o cantor Mylon LeFevre. O disco chamado On The Road To Freedom é inspirado na música cristã, e recebeu elogios de George Harrison, cujo artista também gostava de explorar o lado religioso em suas músicas.

Ainda nos anos 70, Lee lançou o que eu considero seus dois grandes discos: Pump Iron (1975) e Let It Rock (1978); dois discos que é bom serem descobertos por todos aqueles que curtem um Rock and Roll com boa consciência pop, muitas das músicas poderiam ter tocado facilmente nas rádios de tão acessíveis que são.

Nos anos 80, vale o destaque para o trabalho que realizou com Steve Gould, baixista e líder da ótima banda Rare Bird (RECOMENDO ATENÇÃO). Lançaram dois discos muito bons: Free Fall (1980) e Rx5 (1981). Ainda nos anos 80, Lee foi recrutado por John Mayall para participar de uma turnê junto com o ex guitarrista dos Rolling Stones Mick Taylor.

AL3

Já nos anos 90 até 2013, ano no qual Alvin faleceu aos 68 anos, não houve grande destaque em seus trabalhos, mas a sua missão já estava cumprida. Apesar de ser mais um daqueles nomes que ficam perdidos na história, Alvin Lee foi um músico extremamente respeitado e influente para uma gama de guitarristas. E por isso esta singela homenagem é mais do que justa.

A text by @lukaspiloto7twister

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário