TOM VERLAINE: 70 ANOS!

Estamos a postos hoje para celebrar o septuagésimo aniversário de uma grande figura do Rock. Membro da aclamada banda TELEVISION, um dos melhores grupos da virada dos anos 70 para 80. Estou falando Thomas Miller, mais conhecido como Tom Verlaine, nascido em Nova Jersey no ano de 1949.

Inicialmente, Verlaine não era um fissurado por guitarra, tendo estudado enquanto jovem piano e saxofone. Apaixonado por Jazz e Stan Getz, Tom só despertou o interesse nas 6 cordas após ouvir os Rolling Stones. Após um longo período de experimentação e de desenvolver seu estilo próprio de tocar, Tom tinha também o desejo de escrever poesias e se inspirou em Bob Dylan para criar seu nome artístico, usando o Verlaine de um simbolista francês chamado Paul Verlaine.

TV3

Em 1975, ele cria o Television. Em breve abordaremos mais a carreira da banda, entretanto o que não pode deixar de ser citado é sua grande parceria com Richard Lloyd, o que lhes garantiram presença nas listas de melhores duplas de guitarra da história do Rock, tanto em composições quanto em técnica e criatividade.

Após a separação do Television, Verlaine embarcou em um sua carreira solo o que gerou alguns discos interessantes e que precisam ser ouvidos como o auto-intitulado (1979); Words From The Front (1982) e Flash Light (1987).

Além de sua carreira solo, Tom também participou de alguns projetos com artistas importantes como Patti Smith, James Iha (Smashing Pumpkins) etc. Uma curiosidade: Verlaine teria sido escolhido por Jeff Buckley para gravar seu segundo disco de estúdio, o que não foi possível devido à morte precoce de Buckley.

TV2

Dono de um jeito muito peculiar de tocar guitarra, letras conceituais e complexas, habilidoso e técnico, Tom Verlaine se tornou um dos grandes músicos dentro do Rock e nada mais justo do que prestar esta breve homenagem a esse grande sujeito. HAPPY BIRTHDAY, TOM!!!

A text by @lukaspiloto7twister

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s