Steve Rothery: 60 anos!

STEVE ROTHERY, guitarrista da banda de Rock Progressivo Marillion, está completando hoje 60 primaveras. Prestarei aqui uma breve homenagem a esse grande músico underrated do Rock.

Steve nasceu em Brampton, Inglaterra, e começou a tocar guitarra com 15 anos, sendo muitas vezes deixado de lado pelos amigos, que eram adeptos do Punk Rock, gênero altamente em voga na época, enquanto ele ia na direção contrária, mais pro lado da música clássica e do Rock progressivo.

SR3

Seu modo de tocar combina o feeling e a melodia com uma técnica refinada, o que resulta em riffs e solos fortemente técnicos, emotivos e reflexivos. Rothery costuma citar como suas maiores influências os guitarristas Andrew Latimer (Camel), Steve Hackett (Genesis) e David Gilmour (Pink Floyd). A partir dessas citações, logo nota-se que realmente Steve reune um pouco de cada um dos três, principalmente no que tange ao feeling.

Porém, a maior influência na música que o próprio descrevera foi a música ”A Case Of You”, da cantora canadense Joni Mitchell, da qual Rothery disse ter aprendido a escutar uma música não apenas com os ouvidos, mas também com o coração. E essa foi a tônica de toda sua carreira e seu estilo peculiar de tocar guitarra.

SR2

Dentre tantas músicas maravilhosas que Rothery tocou e compôs, é difícil listar as melhores, mas eu dou um destaque para “Easter”, “Sugar Mice”, “This Strange Engine”, “Lavender”, “100 Nights”, “Incubus”, “Chelsea Monday” e “Ocean Cloud”, todas do Marillion.

Além do Marillion, Steve participou de um projeto chamado The Wishing Tree com a cantora Hannah Stobart, um trabalho majoritariamente acústico que rendeu dois discos: Carnival Of Souls (1996) e Ostara (2009). Em 2014, Rothery lançou seu primeiro e único disco solo até o presente momento, chamado The Ghosts Of Pripyat, que recebeu boas críticas. Steve Hackett e Steven Wilson (Porcupine Tree) tocam em algumas faixas do disco. Recomendo bastante uma audição a este álbum.

Se você ainda não conhece e tem o interesse de ser apresentado a Steve Rothery, é só seguir as indicações feitas neste breve texto que não irão se arrepender, será de grande valia para o seu enriquecimento musical.

A text by @lukaspiloto7twister

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s