“Affection”: 30 anos do maravilhoso debut Dance-Pop/R&B de Lisa Stansfield

Há 30 anos, a excelente cantora e compositora Lisa Stansfield começaria a dar seu primeiro vôo solo com o lançamento do ótimo disco “Affection” (1989).

Lançado no último ano da década de 80 na Grã-Bretanha, mas apenas em fevereiro de 1990 nos EUA, a estréia de Lisa Stansfield foi uma mistura encantadora de ritmos de dança moderna mas também com alma e vibe da velha escola do R&B, e toques da sensibilidade da Disco Music. “This is the Right Time” inaugura os trabalhos com uma nota otimista com um arranjo quente de Dance Pop calcado num cativante sintetizador. “Mighty Love” mantém uma forte batida de dança, acompanhada por teclas de piano e cordas, proporcionando um arranjo mais alegante e mais sensual. “Sincerity” diminui um pouco o ritmo, mostrando o maravilhoso talento vocal de Stansfield, e de como ela manja cantar um delícioso e malomente R&B. “The Love In Me” é outra incrível demonstração de um sensacional Dance-Pop, com uma contagiante melodia de sintetizador.

Na sequência, temos a clássica e maravilhosa “All Around The World”, com uma sessão de cordas magníficas e seu irresistível groovy Disco Music, é a música que se tornou figurinha carimbada nas rádios Flashbacks da vida. “What Did I To You?” é uma criativa fusão de Disco Music com uma pegada Synthpop oitentista com cordas exuberantes, poderosa linha de baixo sintetizada, teclados e até flautas, e “Poison” é mais um sacolejante Dance Pop com excelente refrão e linha de baixo federal!

“Affection” é um sensacional e maduro disco de estréia recomendado para todos que curtem uma música Pop muito bem tocada e arranjada, e isso tudo elegantemente banhado com muitas influências de Black Music com doses muito bem sacadas e encaixadas de R&B e Disco Music. O álbum alcançou a terceira posição nos EUA, e a primeira no Reino Unido, e também liderou a parada de R&B dos EUA, um feito considerado raro para um artista branco. Vale muito a pena a audição para quem não conhece, e para quem já conhece, ouvir novamente e celebrar os 30 anos desse grande disco, dessa grande cantora.

Anúncios

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário