Booker T. Jones: 75 anos de uma lenda viva, e um dos maiores músicos do Soul

Há 75 anos atrás, nascia uma grandiosa figura da Black Music, que com seu estilo único de tocar, compor e arranjar, tornou-se uma das forças mais representativas da música negra americana: Mr. Booker T. Jones.

Booker T. foi construindo sua criativa e vitoriosa carreira alternando entre suas atividades como arranjador e músico da lendária gravadora Stax Records, quando se tornou uma espécie de arquiteto do maravilhoso som que era tocado durante a era de ouro desse magnífico selo, e também como produtor, diretor musical e tecladista/organista de uma das maiores bandas de Funk e Rhythm And Blues da história, o Booker T. & the M.G.’s., grupo este que gravou discos espetaculares como o mega clássico “Green Onions” (1962), “Soul Dressing” (1965), e “McLemore Avenue” de 1970 (Este sendo um incrível álbum de versões Funky Rock instrumentais do antológico “Abbey Road” dos Beatles).

Com certeza um dos grandes destaques de Booker T. é o seu exímio talento no órgão hammond, onde ele conseguiu a proeza de se tornar band-leader colocando a sonoridade deste lindo instrumento na linha de frente. O lendário teclado com timbre único, e muito utilizado na igreja desde tempos praticamente remotos, se tornou também sinônimo da Soul Music, e isso em grande parte graças a Booker T. Seu estilo groovado e chacoalhador de tocar abriu novos horizontes para o organ hammond B3 no Funk/Soul, assim como o também lendário Jimmy Smith fazia no Jazz com este instrumento. Suas raízes e influências do Memphis (Cidade que deu origem a uma geração estupenda de músicos que transformariam o Blues, o Gospel e a Soul Music desde os anos 60) tornaram seu exuberante balanço no organ um papel fundamental na reinvenção do Rhythm And Blues promovida pela Stax. Além disso, sua genialidade e versatilidade musical o creditaram para tocar para artistas do nível de Leon Russell, Elton John, e até os Beach Boys.

Em considerações finais, Booker T. é sem dúvida uma das maiores lendas vivas da música negra americana! Compositor, produtor, multiinstrumentista, e arranjador de incrível talento, elegância e muito bom gosto. Feliz 75 anos para esse grande músico, pois onde tem Soul bom, com certeza tem Booker T. Jones. Vida longa ao mestre!

Abaixo deixo de recomendação o maravilhoso “The Road From Memphis” (2011). Discaço de Funk/Soul gravado com a bandaça The Roots.

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário