50 anos ”The Allman Brothers Band”: Um dos pilares do Southern Rock!

”The Allman Brothers Band” talvez seja o símbolo do Southern Rock, formada em março de 1969, a banda não perdeu tempo e no mesmo ano se reuniu em estúdio para em 2 semanas gravarem o que seria seu primeiro álbum da carreira, o auto initulado que hoje completa 50 anos de seu lançamento!

The Allman Brothe Band 1969

Com influências de jazz, blues e rock, os Allman Brothers encaixaram 7 músicas maravilhosas e a alcunha de jam band já dava as caras desde seu primeiro disco, as músicas em sua maioria com mais de 5 minutos exalam feeling e virtuosismo de Greg Allman, Duane Allman, Dickey Betts, Berry Oackley, Jai Johanny Johanson e Butch Trucks.

O disco abre com um cover instrumental de Spencer Davis, logo nos primeiros segundos já podemos sentir toda a energia e magia da banda, em seguida a música já emenda num blues ”It’s Not My Cross To Bear”, de autoria de Duane Allman que desde aqui já se destava como um grande vocalista. Já em ”Black Hearted Woman” o blues dá lugar ao Rock N’ Roll americano puro, vale o destaque para o trabalho das guitarras, ”Trouble No More”, segue a linha da última com trabalho de slide do Duanne de arrepiar a espinha. Em ”Every Hungry Woman”, a temática do amor continua muito presente assim como grande parte do disco e também em grande parte da carreira posterior da banda, as letras de Duane são muito líricas. O disco fecha com duas jams maravilhosas, ”Dreams” e ”Whipping Post” que faria sucesso na lendária apresentação da banda no Fillmore em 1971, com uma versão de mais de 23 minutos.

Apesar da recepção positiva pelos críticos, o disco não aconteceu comercialmente, precisou se passar alguns anos para que ele fosse revisitado e colocado em seu devido lugar como um dos melhores do gênero, mas desde aqui a banda se mostrou confiante no caminho que deviam seguir e fizeram um disco impecável!

A estreia dos ”The Allman Brothers Band”, poderia até ser citado como o melhor disco da banda e é tranquilamente uma das maiores estreias de todos os tempos, Apesar das longas faixas, o disco é fechado, coeso e nos apresenta uma banda pronta para marcar seu nome na história do Rock. Vale a pena entrar de cabeça em uma das melhores bandas que a América já produziu!

The Allman Brothers Band Album

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário