”The Rain Song”: A música mais sentimental da carreira do Led Zeppelin.

Será que um dos pilares do hard rock seriam capazes de compor uma balada?! O Led Zeppelin provou que sim com ”The Rain Song”, a música escolhida desta semana que se configura no nosso quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos”.

The Rain Song

Presente no disco ”The Song Remains The Same”, a faixa confirma de vez que a genialidade de Jimmy Page dentro da banda foi uma coisa muito única, desde seu dom para produção, quanto á sua técnica e suas composições, ele se mostrou um grande arquiteto sonoro por trás dessas composições e em ”The Rain Song”, ele foi mais uma vez cirúrgico. Após finalizar a melodia, Page a passou para Robert Plant que colocou uma linda letra em cima. Como curiosidade fica a suposição de que George Harrison havia questionado a banda sobre o fato de eles não terem uma balada dentro de seus álbuns, foi ai que o grupo teria se inspirado!

A faixa destila sensibilidade e maestria ao longo de seus mais de 7 minutos de duração, ela se inicia bem lenta e com belos acordes, permanece assim por 5 minutos e nos últimos 2, ela ensaia uma pressão maior mas logo volta á serenidade inicial. Vale destacar a perfomance de Robert Plant, toda sua entrega e feeling ao colocar todos seus sentimentos nesses lindos versos somados á sua técnica, faz da faixa uma das baladas mais lindas do rock. Outro ponto interessante é a orquestração de teclados de autoria do baixista John Paul Jones, muita gente não é muito fã desse tipo de orquestração mas ao meu ver aqui funciona perfeitamente.

Em sua letra, Robert Plant parece se declarar á alguém, dizendo que não importa quais sejam as estações dentro dos seus sentimentos, não importa o frio passageiro, ou a escuridão, indepedentemente do vento que venha passar, ele vai colocar tudo pra longe, ao lado de sua amada, o ”verão dos seus sorrisos” e ”sol do seu crescimento”. Lindo, não?!

”Fale, fale, fale, fale
Eu senti a frieza do meu inverno
Eu nunca pensei que ele iria embora
Amaldiçoei a escuridão que caiu sobre nós, sobre nós, sobre nós
Mas eu sei que eu te amo tanto
Oh, mas eu sei que eu te amo tanto”

”The Rain Song” é daquelas músicas que te faz viajar pra longe, pra lugares que você jamais imaginou que poderia chegar, ainda mais se a companhia for alguém que você ama! De considerações finais, a música é aconchegante, sensível, única e sem dúvida é uma das 100 melhores canções de todos os tempos!

Gostaria de abrir um espaço para dedicar essa linda música á minha amada, á minha ”summer of my smiles”, Daphne. Eu te amo!

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.