Relaxe e explore sua mente… 45 anos de uma pérola de Al Green

Mr. Al Green simplesmente não conseguia errar na primeira metade da década de 70. O arquétipo de cantor de Soul, e uma verdadeira máquina de hits, enfileirou clássicos como “Let’s Stay Together” (1972), “Call Me” (1973), e, como se não fosse suficiente, lançou, em 1974, o maravilhoso “Explores Your Mind”.

Com uma fórmula já tão consolidada, Green não quis inventar, e já começa o disco com uma pérola Soul do quilate de “Sha-La-La (Make Me Happy)”, com sua já tradicional voz “acolchoada”, belíssimas orquestrações, metais, criando uma cama sonora deslumbrante (daquelas canções alto astral para ouvir numa manhã ensolarada).

O groove vem pesado em “Take Me To The River” (te lembra os Talking Heads?), com um naipe de metais sensacional, complementado por uma guitarra sutil e um baixo marcante de Leroy Hudges, na angelical voz de Green, que não deixa de reverenciar a raiz da Soul Music, o Gospel, especialmente no lirismo da balada “God Blessed Our Love”.

É impossível ficar parado com o balanço de petardos como “One Nite Stand”, com o inteligente artifício de contrapor o groove às orquestrações, ditando a tônica do álbum. Mas é claro que um bom disco de Soul não poderia economizar em baladas. Da cadenciada “I’m Hooked On You”, o Swing de “Stay With Me Forever”, e, aquela fórmula clássica, apaixonada, onde Green esbanja sua sutileza na interpretação, “School Days”, pontuada perfeitamente pela cama das cordas, finalizando esses 30 minutos de êxtase sonoro com chave de ouro.

“Explores Your Mind” é o disco que se espera de um Soulman de alto nível. Aqui, Al Green joga em sua zona de conforto, que curiosamente é o espetacular, consolidando-se como um dos Reis da Soul Music. 45 anos depois, o melhor ainda é relaxar, e deixar com que ele explore sua mente. Garanto que não irá se arrepender!

Anúncios

Autor: Caio Braguin

16 anos, baterista, aficionado por música (e todas as formas de arte) desde o berço. Música é minha vida!

Deixe um comentário