20 anos de “N°4”: Um dos discos mais pesados do Stone Temple Pilots

Há 20 anos, uma das maiores bandas do Grunge, a incrível Stone Temple Pilots, lançava uma explosão de peso e psicodelia no excelente disco “N°4” (1994), o álbum que reuniu Scott Weiland à banda após uma curta experiência solo. Do Rock And Roll na abertura com “Down”, ao hit “Sour Girl”, o trabalho é um dos mais versáteis da banda, e mostra a mistura entre a energia infinita dos caras, e uma nítida maturidade deles naquela fase.

O álbum saiu em 26 de outubro de 1999, e trazia a banda diversificando muito bem os estilos, indo do Hard Rock, até belas baladas, e músicas pesadas. Os destaques ficam para as músicas “Down”, “Church on Tuesday”, “Atlanta”, e as geniais “I Got You” e “Sour Girl” (Esta última, inclusive, se destacou não só pela música em si, mas também pelo seu ótimo video clipe, com destaque para a sensacional atuação do saudoso vocalista Scott Weiland.

Mesmo não sendo bem recebido pela crítica na época (Além do fato do álbum nunca ter sido propriamente divulgado, justamente porque Scott estava fora da banda por porte de drogas, e sentenciado a alguns meses de prisão) ainda sim, este disco tem muito da alma de uma geração. “N°4” pode ser considerado um dos melhores discos da carreira do Stone Temple Pilots, graças a sua sonoridade extremamente variada entre um misto de psicodelia e peso, junto a sujeira do Rock industrial. Mesmo com o claro enfraquecimento do Grunge na época, este registro é uma verdadeira aula e excelente demonstração de como uma banda já com uma identidade musical muito bem estabelecida pode se inovar e experimentar com maestria!

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário