Damn the Torpedoes – O Terceiro torpedo de Tom Petty and Heartbreakers

Há exatos 40 anos, Tom Petty and Heartbreakers lançava seu terceiro disco o “Damn the Torpedoes”. Depois dos outros dois discos terem feito sucesso na Inglaterra e Estados Unidos. Tom Petty and Heartbreakers estavam prontos para lançar o seu terceiro álbum. A banda estava embalada pelos “hits” “breakdown” e “American gilr” (Costumava encerrar os shows da banda) do primeiro álbum. Com força do lançamento do primeiro álbum e as faixas “I Need to Know” e “Listen to Her Heart” do segundo álbum. Os fãs e a critica, confirmaram o talento dos músicos. A sonoridade marcante bastante similar a Bruce Springsteen, Bob Seger e John Mellencamp com uma pegada mais rock. Deixou a banda bastante empolgada para o lançamento do terceiro disco e consolidar seu sucesso na cena do South Rock. As coisas estavam acontecendo de forma surpreendente.

Foi quando a negociação da venda da gravadora ABC Records, distribuidora da Shelter (distribuidora dos dois últimos álbuns da banda), que inevitavelmente aconteceu; Acabou sendo vendida de fato, para a MCA Records. S surpreendeu a todos dessa vez negativamente. Tom Petty ficou bastante insatisfeito, já que o cantor não queria mudar de gravadora. A gravadora acusou atitude como uma suposta quebra de contrato. Tom Petty por sua vez, declarou falência como uma estratégia jurídica. Sim! Eles foram brigar na justiça. Ele resolveu o assunto e assinou com a Backstreet Records, uma subsidiaria da MCA.

A confusão dos bastidores trouxe um novo contrato e o coprodutor Jimmy Lovine. O produtor que ajudou no avanço sonoro da banda em termos de produção. Ele já havia produzido John Lennon (Walls and bridges), Kansas (coletânea), Bruce Springsteen (Born to Run e darkness on the Edger of Town), Golden Earring (Grab It for a Second), e Patti Smith (Easter) na década de 70. Com esse currículo, ele estava mais que qualificado para produzir o novo disco da banda. Sem falar que nos anos 80, ele continuou a produzir grandes nomes e ótimos discos, como U2 (Under a Blood Red Sky e Rattle and Hum), Dire Straits (Making Movies), Simple Minds (Once Upon A Time), Stevie Nicks (Bella Donna) e Bruce Springsteen (The River). Já mais recente nos anos 2000 Lady Gaga (Born This Way: The Collection).

 

Com  Tom Petty ( vocalista, violão ), Mike Campbell ( guitarrista ), Ron Blair ( baixo ), Stan Lynch ( bateria ) e Benmont Tench ( teclados). Os torpedos estavam prontos para serem lançados!  Essa formação original da banda que duraria até o próximo álbum. Lançou  “Damn the Torpedoes” que teve seu nome tirado de uma famosa expressão do almirante David Farragut: ” Malditos torpedos, a toda velocidade!  “. No dia 19 de outubro de 1979 saía do forno o terceiro álbum da banda.

 “Domn the Torpedoes” teve três singles  “Don’t Do Me Like That”, “Refugee” e ” Here Comes My Girl “. A banda conseguiu a façanha de colocar o álbum no top 10 por sete semanas, ficando em segundo lugar na Billboard de discos gráficos. Se levar em conta que o primeiro lugar estava o “The Wall” – Pink Floyd. A banda virou a “chave”  literalmente em sua produção e entregou para os fãs e critica um álbum com letras e som, marcado pelo South Rock, o famoso “rock rural” para os desavisados.

Tom Petty and Heartbreakers entregou um álbum com um rock divertido faixa a faixa. Eu te faço um convite a não somente ouvir o álbum mais famoso da banda. Como também ter o prazer de conhecer os quatro primeiros disco da banda e os três primeiros discos solos de Tom Petty. Para quem ainda não ligou o nome de Tom Petty a pessoa. Ele é um dos cofundadores do  supergrupo  Traveling Wilburys. Além de ser uma figura carismática que nos deixo aos 66 anos, no dia 2 de outubro de 2017. O cantor faria 69 anos no dia 20 de outubro. Porém além de um legado marcante na música americana. Ele teve o prazer de ver sua obrar se eternizada no Rock and Roll Hall of Fame em 2002. Se você gosta do “Rock Americano” ou “South Rock” Tom Petty and Heartbreakers é algo obrigatório. Quando você der o play em qualquer canção vai ter a certeza que “TOM PETTY VIVE!”.

Autor: lusquinhos87

Eu queria ter uma bomba, um flit paralisante qualquer. Pra poder me livrar do prático efeito. Das tuas frases feitas, das tuas noites perfeitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s