Damn the Torpedoes – O Terceiro torpedo de Tom Petty and Heartbreakers

Há exatos 40 anos, Tom Petty and Heartbreakers lançava seu terceiro disco o “Damn the Torpedoes”. Depois dos outros dois discos terem feito sucesso na Inglaterra e Estados Unidos. Tom Petty and Heartbreakers estavam prontos para lançar o seu terceiro álbum. A banda estava embalada pelos “hits” “breakdown” e “American gilr” (Costumava encerrar os shows da banda) do primeiro álbum. Com força do lançamento do primeiro álbum e as faixas “I Need to Know” e “Listen to Her Heart” do segundo álbum. Os fãs e a critica, confirmaram o talento dos músicos. A sonoridade marcante bastante similar a Bruce Springsteen, Bob Seger e John Mellencamp com uma pegada mais rock. Deixou a banda bastante empolgada para o lançamento do terceiro disco e consolidar seu sucesso na cena do South Rock. As coisas estavam acontecendo de forma surpreendente.

Foi quando a negociação da venda da gravadora ABC Records, distribuidora da Shelter (distribuidora dos dois últimos álbuns da banda), que inevitavelmente aconteceu; Acabou sendo vendida de fato, para a MCA Records. S surpreendeu a todos dessa vez negativamente. Tom Petty ficou bastante insatisfeito, já que o cantor não queria mudar de gravadora. A gravadora acusou atitude como uma suposta quebra de contrato. Tom Petty por sua vez, declarou falência como uma estratégia jurídica. Sim! Eles foram brigar na justiça. Ele resolveu o assunto e assinou com a Backstreet Records, uma subsidiaria da MCA.

A confusão dos bastidores trouxe um novo contrato e o coprodutor Jimmy Lovine. O produtor que ajudou no avanço sonoro da banda em termos de produção. Ele já havia produzido John Lennon (Walls and bridges), Kansas (coletânea), Bruce Springsteen (Born to Run e darkness on the Edger of Town), Golden Earring (Grab It for a Second), e Patti Smith (Easter) na década de 70. Com esse currículo, ele estava mais que qualificado para produzir o novo disco da banda. Sem falar que nos anos 80, ele continuou a produzir grandes nomes e ótimos discos, como U2 (Under a Blood Red Sky e Rattle and Hum), Dire Straits (Making Movies), Simple Minds (Once Upon A Time), Stevie Nicks (Bella Donna) e Bruce Springsteen (The River). Já mais recente nos anos 2000 Lady Gaga (Born This Way: The Collection).

 

Com  Tom Petty ( vocalista, violão ), Mike Campbell ( guitarrista ), Ron Blair ( baixo ), Stan Lynch ( bateria ) e Benmont Tench ( teclados). Os torpedos estavam prontos para serem lançados!  Essa formação original da banda que duraria até o próximo álbum. Lançou  “Damn the Torpedoes” que teve seu nome tirado de uma famosa expressão do almirante David Farragut: ” Malditos torpedos, a toda velocidade!  “. No dia 19 de outubro de 1979 saía do forno o terceiro álbum da banda.

 “Domn the Torpedoes” teve três singles  “Don’t Do Me Like That”, “Refugee” e ” Here Comes My Girl “. A banda conseguiu a façanha de colocar o álbum no top 10 por sete semanas, ficando em segundo lugar na Billboard de discos gráficos. Se levar em conta que o primeiro lugar estava o “The Wall” – Pink Floyd. A banda virou a “chave”  literalmente em sua produção e entregou para os fãs e critica um álbum com letras e som, marcado pelo South Rock, o famoso “rock rural” para os desavisados.

Tom Petty and Heartbreakers entregou um álbum com um rock divertido faixa a faixa. Eu te faço um convite a não somente ouvir o álbum mais famoso da banda. Como também ter o prazer de conhecer os quatro primeiros disco da banda e os três primeiros discos solos de Tom Petty. Para quem ainda não ligou o nome de Tom Petty a pessoa. Ele é um dos cofundadores do  supergrupo  Traveling Wilburys. Além de ser uma figura carismática que nos deixo aos 66 anos, no dia 2 de outubro de 2017. O cantor faria 69 anos no dia 20 de outubro. Porém além de um legado marcante na música americana. Ele teve o prazer de ver sua obrar se eternizada no Rock and Roll Hall of Fame em 2002. Se você gosta do “Rock Americano” ou “South Rock” Tom Petty and Heartbreakers é algo obrigatório. Quando você der o play em qualquer canção vai ter a certeza que “TOM PETTY VIVE!”.

Autor: lusquinhos87

Eu queria ter uma bomba, um flit paralisante qualquer. Pra poder me livrar do prático efeito. Das tuas frases feitas, das tuas noites perfeitas

Deixe um comentário