60 anos de ”What’d I Say”: A consagração de Ray Charles.

Ray Charles foi um dos artistas que dominaram os anos 50, nessa década ele lançou no mínimo 3 clássicos que entraram pra história da música. Em 1958, tivemos o clássico ”Ray Charles At Newport”, depois em 1959 o seu disco mais maduro até então ”The Genius Of Charles” (Você pode ver nosso texto sobre o disco clicando aqui). E ainda no ano de 1959 ele lançou o disco que vamos homenagear no dia de hoje ”What’d I Say”.

Ray Charles 1959

Curiosamente o disco foi composto com uma espécie de apanhado, músicas que ainda não haviam sido lançadas ou que faziam parte apenas de singles foram reunidas todas em um lançamento só oficialmente, oque é maravilhoso, pois sabemos que nessa época a cultura dos singles era muito pretuberante, então é ótimo termos um álbum oficial que tenham essas músicas maravilhosas juntas. O mais curioso é que essa ”coletânea” por assim dizer, acabou se tornando disco de ouro.

Falando um pouquinho das faixas, temos na abertura o grande clássico ”What’d I Say, Pt. 1&2”! Como não se empolgar com aquele teclado marcante do início?! Faixa extremamente original e revolucionária, destaque também para a voz descomunal de Ray Charles! Outro ponto alto do disco é ”You Be My Baby”, com uma pegada até meio cabaré e blues total, é uma das faixas que resumem o disco, todo um humor e temática tradicional do mestre!

”What’d I Say” está entre os 5 melhores discos de 1959, para muitos é o melhor disco do mestre Ray Charles. Apesar de aparentemente ter sido um lançamento com poucas pretensões, acabou se tornando um dos maiores clássicos da história da música! Fica a recomendação e homenagem nos 60 anos do seu lançamento!

Ray Charles What'd I Say Cover Album

 

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário