“I Feel For You”: 35 anos do delicioso Synthfunk de Chaka Khan

35 anos de “I Feel For You”.

Há 35 anos atrás, espetacular cantora de R&B/Funky, Chaka Khan, lançou um dos trabalhos mais significativos de sua carreira: O excelente “I Feel For You” (1984). Depois de passar uma boa parte da década de 70 sendo um dos grandes destaques da banda americana de Funk, Rufus (Onde atuava como vocalista principal), em 1978, Chaka embarcou numa grande e bem sucedida carreira solo, gravando grandes hits do R&B, e se consolidando cada vez mais até chegar ao ápice em 1984 com “I Feel For You”.

Os grandes destaques da obra ficam por conta da sacolejante batida Disco/Funk da faixa título (Grande clássico escrito e gravado pelo genial Prince em 1979) e que ainda apresenta um solo de gaita magistral do mestre Stevie Wonder. “Stranger Than Before” e “Through the Fire” (Escritas por grandes figuras de composição da música Pop como a dupla Burt Bacharach e Carole Bayer Sager, e pelo grande produtor David Foster, respectivamente) são canções maravilhosamente Soul com arranjos belíssimos. “My Love Is Alive” é um Synthfunk delicioso com ótimas escadas de sintetizadores, muito bem encaixados e arranjados, enquanto que “Eye To Eye” conquista de cara com seu maravilhoso a malemolente groove recheado de solos e frases lindas de guitarras suingadas, tocadas por Michael Sembello. O ex-companheiro dos tempos da banda Rufus, o excepcional batera John Robinson, simplesmente dá um show à parte numa performance sensacional, ao lado do extraordinário baixista Nathan East, que destila deliciosas linhas de baixo ao longo do disco.

“I Feel For You” é um grande registro de Black Music americana, onde o orgânico e o eletrônico se casam perfeitamente, Funk, Soul, R&B juntamente com a pegada Synthpop característica das produções musicais dos anos 80 resultam num delicioso disco que mostra com excelência o alcance e a força de uma das maiores divas da história do R&B. “I Feel For You” é simplesmente essencial para os apreciadores do gênero!

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário