O Passo para o sucesso: 35 anos de um dos maiores discos do Rock Nacional.

Imagina uma banda lançar um disco com 10 faixas das quais 8 tornam-se hits implacáveis. toquem incessantemente nas rádios e façam com que tenham que arrumar um jeito de colocá-la num festival gigante de música… Imaginou? Pois é, isso aconteceu com os Paralamas do Sucesso após o lançamento de O PASSO DO LUI, em 1984.

PS2

Era apenas o segundo disco da banda, o sucessor de CINEMA MUDO, lançado um ano antes, e ali já era nítida a influência do The Police para o trio brasileiro. A facilidade com a qual Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (Baixo) e João Barone (bateria) conseguiam mesclar o Rock com a New Wave, o Reggae e o Ska era de impressionar, primeiro pela pouca idade e segundo pela qualidade instrumental do trio.

 

Não satisfeitos com o resultado do primeiro disco e descontentes com a sonoridade presente no álbum, eles decidiram acompanhar cada passo da gravação e da pós-produção para que não houvesse ecos, efeitos e outras coisas que os produtores fizeram a pedido da gravadora. E foi com essa mentalidade que eles entraram no estúdio para começar a conceber uma das maiores pérolas do Rock Brasil.

PS3

O lado A de O Passo do Lui vinha com “Óculos”, “Meu Erro”, “Fui Eu”, “Romance Ideal” e “Ska”, cinco dos maiores sucessos da banda. E não fica difícil entender o motivo do sucesso deste álbum – é uma canção matadora atrás da outra, sendo sete delas como single. Muito difícil qualquer grupo conseguir uma sequência tão boa de canções. Foi um acerto essa ordem.

 

O lado B abre com ”Mensagem de Amor”, ”Me Liga” (uma bela balada muito regravada por outros artistas), ”Assaltaram a Gramática”, ”Menino e Menina” e fecha com a excelente instrumental ”O Passo do Lui”

Seis meses depois do lançamento do álbum, eles entrariam para história ao fazer um dos melhores shows do primeiro Rock in Rio, realizado em 1985, e um dos grandes da história do festival. Além disso, a banda viria a tocar no famoso FESTIVAL DE MONTREAUX , na Suiça, em 1987, no qual duas músicas deste álbum faz um sucesso estrondoso na gringa (”Óculos” e ”Meu Erro”).

PS4

O segundo disco é sempre algo complicado na carreira de uma banda, então ir bem, ainda mais em uma cena que estava crescendo muito, era fundamental para os Paralamas do Sucesso. E eles conseguiram não só ir bem, como fizeram história em O Passo do Lui. Era o primeiro ano de 30 de sucesso, discos de ouro e glórias para o trio.

A text by @lukaspiloto7twister

 

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário