O sistema realmente falhou?

Há 15 anos, o Megadeth lançava um disco que tinha tudo para dar errado, mas acabou tendo um resultado surpreendente, para o lado positivo, é claro. Falo de The System Has Failed, lançado em 2004.

Dave Mustaine vinha de uma séria lesão no punho, chegando até a colocar em cheque o futuro da banda, se continuaria ou não. É o primeiro álbum a não contar com seu fiel escudeiro e parceiro de longa data, o baixista David Ellefson, além da banda ter vindo de trabalhos que não foram muito bem aceitos pela crítica, casos de The World Needs a Hero e Risk.

m3

Chegando a cogitar a possibilidade de lançar o disco como um álbum solo, mas impedido por conta de obrigações contratuais, Mustaine decide contratar o baixista Jimmy Sloas, trazendo de volta o guitarrista dos dois primeiros álbuns da banda Chris Polland e o excepcional baterista Vinnie Colaiuta

The System Has Failed (O Sistema Falhou) é uma alusão ao “sistema americano e da civilização ocidental” que, na opinião de Dave Mustaine, dita os caminhos do mundo. Dave cita exemplos de tal falha no sistema educacional americano, que paga mal a seus professores, e sua corte, que permite que criminosos escapem às punições. Letras muito complexas e contundentes.

M2

Ainda há uma leve ”cutucada” em seu antigo colega de Metallica Lars Ulrich, na música Something That I’m Not, dizendo que ele não era essa pessoa tenebrosa e destrutiva que Lars caracterizara-o algumas vezes.

A abertura com Blackmail The Universe é muito boa, com um baita riff de guitarra, aliás, bons riffs é o que não faltam nesse disco, assim como Kick The Chair, Back In The Day e Truth To Be Told.

Die Dead Enough é uma mistura de melodia e agressividade, fazendo com que seja uma das minhas músicas preferidas, com um refrão ótimo de se cantar. A pesada, em dois sentidos, Tears In A Vial, que fala sobre o descontentamento de Mustaine com sua vida profissional e pessoal, além de contar um solo de Polland muito bom.

M1

Enfim, dê uma chance a esse disco, pode ser que ele te surpreenda. Vale a pena!!!

A text by @lukaspiloto7twister

 

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário