Morten Harket: 60 anos da grande voz do A-ha

Neste dia 14 de setembro completa 60 anos Morten Harket, vocalista da banda norueguesa A-ha, e prestarei uma pequena homenagem e apresentarei um pouco da história desta pessoa tão interessante e importante para mim. Morten nasceu em Kongsberg, no extremo sul da Noruega, e seus primeiros anos de vida são muito interessantes, Morten tinha imaginação e sonhos fortes, sofreu com bullying na escola, tinha uma coleção de orquídeas e, posteriormente, de animais selvagens em casa, era interessado pelo cristianismo, seu pai tocava piano para ele e seus irmãos todo domingo de manhã, sua família era unida e estável.

Apesar de contatos anteriores, Morten começou a ter contato com a música popular ao ouvir artistas como Simon & Garfunkel e Johhny Cash, e posteriormente Queen, Jimi Hendrix, David Bowie e Uriah Heep. Já havia cantado em algumas bandas quando conheceu o Bridges, um grupo que tinha simplesmente Paul Waaktaar Gamst e Magne Furuholmen, que vieram a se tornar seus companheiros no A-ha. Numa noite após um show do Bridges, Morten conversou com Magne e, ao voltar para casa, descobriu que o pai de Magne também era músico e que havia morrido na queda de um avião, que apenas Morten e sua família haviam testemunhado 11 anos antes. A banda foi então para Londres, e já contamos aqui no Entre Acordes esta história no vídeo sobre a música “Take On Me”, portanto deixaremos por mencionar que alcançaram com o A-ha o sucesso como uma banda de synthpop com as obras-primas oitentistas “Hunting High and Low”, “Scoundrel Days” e “Stay On These Roads”.

Morten já viajou pelo Brasil, o A-ha faz muito sucesso por aqui e guarda muita emoção por, e protagonizou a maior noite do Rock In Rio de 1991. Sua voz é doce e praticamente soprosa, mas também muito poderosa, com um timbre único que, mesmo após infinitas audições, ainda me dá arrepios de ouvir. Suas e melodias são a parte mais essencial do A-ha, assim como suas letras que tem fundamento no grande apreço de Morten pela teologia e filosofia. Feliz aniversário a Morten Harket, esta pessoa peculiar e musical que completa 60 anos entre nós, que ele continue a alimentar almas pelo mundo com sua música por muitos anos!!!

Anúncios

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário