”Rock The Casbah”: O ápice pop do The Clash.

O que vem na sua cabeça quando ouve a palavra Punk? Musicalmente falando, na minha vem muitas coisas, espontâneidade, visceralidade, sujeira e pouca preocupação pop. Á primeira vista seria um absurdo relacionar uma banda punk á um hit super pop e palatável, porém se tratando de The Clash, não é uma controvérsia.

The Clash 1983

The Clash é uma banda que soube muito bem se reinventar e adentrar outros gêneros, em seus dois primeiros discos, o punk rock dominou, nenhuma experimentação nem flertes com outros gêneros. Já a partir do ”London Calling” de 1979, a parada muda completamente, o ska e reggae estão presentes no disco todo e músicas palatáveis como ”Lost In Supermarket” começam a aparecer. E para mim o auge do som pop ”anos 80” do Clash é no disco ”Combat Rock” de 1983, e é nele que esta presente a música de hoje escolhida para entrar na lista ”As 100 melhores canções de todos os tempos”, estamos falando de ”Rock The Casbah”, escolhida como single do disco ”Combat Rock”.

O baterista Topper Headon foi o grande compositor por trás da faixa, oque é raro levando em conta que a maioria das composições da banda se davam através de Strummer-Jones. Após Strummer quebrar a cabeça para encontrar uma letra que combinasse com a parte instrumental, ele finalmente chega num apanhado de idéias que viram a entrar na música.

A letra fala sobre uma fábula em que o rock ocidental teria sido proibido por uma rei árabe, ele tenta fazer com que a população não ouça esse tipo de música, e os responsáveis designados para tal, fazem o totalmente o opost, eles tocam essa música nas rádios. É aquele paralelo clássico que conhecemos sobre o Rock quebrar fronteiras.

Musicalmente ela tem uma pegada totalmente dançante e vibrante, é difícil ouvi-la e não sentir uma energia vibrante. Ao longo dos anos acabou se tornando uma das músicas mais icônicas dos anos 80, e o fato de vir de uma banda de origem punk deixa tudo mais curioso e instigante.

”Rock The Casbah” é um clássico do pop, cumpre todos os requisitos para se configurar entre as 100 melhores canções de todos os tempos, ás vezes tudo oque precisamos é extravazar e ”Rock The Casbah”!

12/100

Rock The Casbah

Anúncios

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário