“Definitely Maybe”: 25 anos da fenomenal estréia do Oasis

Há 25 anos atrás, o Britpop ainda não tinha se desenvolvido inteiramente, e o Grunge dava sinais de falecimento com a partida de Kurt Cobain. Foi preciso que cinco caras bem comuns, vindos da classe operária, reacendessem a chama e redefinissem o panorama musical. E isto veio justamente com o lançamento de “Definitely Maybe”, grande clássico e considerado um dos discos que mudou os rumos da música britânica na época.

Oasis era um tipo de banda que parecia não ter uma origem definida. Cuspido nas ruas de Manchester, era um grupo que parecia já estar completamente formado há tempos. Até hoje, “Definitely Maybe” continua sendo analisado como o álbum mais coeso e estimulante da banda, e sem dúvidas o registo mais Rock and Roll de toda a carreira do grupo inglês. A capa do disco mostra muito bem as influências da banda: De George Best a Burt Bacharach, garrafas de vinho tinto, futebol, música e bebida: Ou seja, uma banda feita de pessoas do povo. E o povo os amava.

A faixa porradeira que abre o disco, “Rock ‘N’ Roll Star” deixa o rumo claro desde o princípio: É hedonista por excelência. A pegada Rocker e hilariante de “Cigarettes And Alcohol” é uma clara e ótima referência a “Get It On” do T-Rex. O single “Live Forever” é um dos melhores e mais inesquecíveis clássicos já compostos por Noel Gallagher (E também contém o seu solo de guitarra mais inspirado). Mas as duas melhores músicas do disco na opinião deste que vos escreve são as maravilhosas “Supersonic” e “Slide Away”, a primeira é um Rockão de riff excelente com um trabalho excelente de guitarras, e a outra é uma balada incrível com um nível de composição e qualidade altíssima, com uma interpretação emocionante do vocalista Liam Gallagher. A sensibilidade acústica da canção que encerra o álbum “Married With Children”, também é algo que a banda poucas vezes voltou a criar.

O grande lance dos cinco integrantes do Oasis encarnarem ainda que brevemente, o espírito do Rock nos anos 90 faz com que escutar este disco nos dias de hoje seja ainda mais gratificante. O fato mesmo é que na época, o Oasis foi como um tanque de guerra: Confiável, muitas vezes devastador, e com quem ninguém gostaria de discutir. Depois de 25 anos de aniversário de lançamento, “Definitely Maybe” é visto como um grande clássico como de fato é, alcançou o topo da parada britânica, e quebrou o recorde incrível de disco de estréia mais rapidamente vendido na história da Grã-Bretanha. Uma coleção de dez grandes e autênticas canções que refletem com excelência o espírito musical de sua época, que trazia influências e elementos de algumas das melhores coisas que a Inglaterra já tinha produzido no Pop/Rock, e o mais importante, que permanecem vivas com muita devoção nos corações de todos os fãs dessa grande banda.

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário