Pat Metheny: 65 anos da lenda do Jazz

Completa hoje 65 anos um dos maiores guitarristas de Jazz da história, Pat Metheny. Pat nasceu e foi criado no Kansas, em uma família muito musical, começando a tocar no trompete, mas mudando para a guitarra aos 12 anos. Ainda em sua adolescência começou a tocar com os melhores músicos de Jazz da cena local, atraindo uma enorme atenção devido a sua idade. Com o lançamento de seu primeiro disco, Bright Size Life (1975), Pat revolucionou a guitarra Jazz trazendo um estilo muito moderno e cromático, mas com origens no jazz tradicional. Se tornou aos 19 anos, o professor mais jovem da Berklee College of Music, a faculdade de música mais prestigiada do mundo.

E Pat continuou a incorporar novos elementos a seu estilo ao longo da carreira, flertando com com diversas influências diferentes. Sua carreira conta com um prolífico histórico como compositor que rendeu mais de 40 discos e trabalhos com nomes como David Bowie, Herbie Hancock e Jaco Pastorius, trabalhos com orquestra, peças para ballet e música clássica. Dentre estes temos obras primas como “Bright Size Life”, “As Falls Wichita, So Falls Wichita”, “Offramp” e “Travels”, entre tantas outras. Pat já trabalhou com muitos músicos brasileiros e ja visitou o país diversas vezes ao longo de sua carreira, além de ser um grande fã da música brasileira e já ter namorado a atriz Sônia Braga.

Pat Metheny é um dos maiores talentos da história do Jazz, um homem que sempre viveu pela música acima de tudo, que ama o que faz e que faz tão bem. Que suas melodias continuem a ressonar por muitos anos, e que as dissonâncias de seus acordes continuem a vibrar para sempre. Longa vida e feliz aniversário a Pet Metheny!

Anúncios

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário