45 anos de “Perfect Angel”, um dos mais belos discos já feitos no Soul!

Minnie Riperton é uma maravilhosa cantora de Soul/Jazz que surgiu no início dos anos 70, justamente num período em que o Soul não parava de revelar novos e incríveis talentos de forma ininterrupta. Em 1974, há exatamente 45 anos atrás, ela lançou o segundo disco de sua carreira, e um dos mais belos álbuns já feitos na Soul Music: “Perfect Angel”.

Se não bastasse o talento de Minnie, o disco ainda conta com o luxuoso auxílio do mestre Stevie Wonder na produção, e um time de músicos não menos fantásticos, que conta com nomes como Richard Rudolph na guitarra e produção, Marlon Henderson na guitarra solo, Ollie Brown na bateria, e o próprio Stevie Wonder exibindo sua maestria musical e executando diversos instrumentos ao
longo do álbum. Mas claro que não podemos deixar de dar ênfase a maravilhosa e fenomenal voz e técnica de Minnie, que dá um verdadeiro show à parte em interpretação e feeling!

Algumas faixas que eu gostaria de destacar neste estupendo disco são: “Reasons”, que abre o álbum de forma bem Pop/Funky com melodias e harmonias bem cativantes, além de um forte solo de guitarra que vai passeando por toda a canção. “It’s So Nice” é uma lindíssima balada que beira o Folk/Country, com arranjos e interpretação muito comoventes, e Minnie usando e abusando de forma espetacular a sua famosa técnica de nota inatingível. “Seeing You This Way” é um maravilhoso Soul com um balanço meio latino, com Mr. Wonder dando um show no Fender Rhodes, despejando solos faiscantes durante toda a música. “The Edge Of a Dream” é um linda balada Jazz de arranjo belíssimo e com Minnie interpretando de forma muito emocional, profunda, e bem sexy também, é de se apreciar!

A magia vai continuando com a maravilhosa faixa título “Perfect Angel”, com mais uma aula de bom gosto com um balanço malemolente irresistível, e Minnie com sua linda e sexy voz exibindo harmonias vocais sublimes. Em “Every Time He Comes Around”, Minnie surpreende cantando um poderoso Blues com um feeling animal, onde Marlon Henderson improvisa excelentes solos de guitarra ao longo da música fazendo a guitarra chorar. E claro que não podemos deixar de citar a mega clássica “Lovin’ You”, esta deliciosa balada Soul/Pop de melodia cativante e grudenta, onde Minnie eternizou de vez o uso de sua linda técnica com um timbre quase impossível de ser alcançada! A última faixa “Our Lives” é quase um épico com participação intensa de Stevie Wonder, onde o mestre apresenta sua icônica gaita num solo de tirar o fôlego, com a banda dando um show à parte num improviso fantástico!

Para concluir, “Perfect Angel” é um excelente e belíssimo disco de Soul Music, com todos os ingredientes necessários para agradar a todos os admiradores do gênero, sem contar a adorável capa que mostra Minnie bem sorridente, segurando um sorvete derretendo em sua mão. “Perfect Angel” é uma grande obra de uma maravilhosa cantora que infelizmente partiu muito cedo, mas que deixou um legado irrepreensível para o R&B.

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário