“I Shot the Sheriff”: A canção que elevou às alturas o sucesso de Marley e Clapton

Continuando com o nosso quadro “As 100 melhores canções de todos os tempos”, decidimos escolher desta vez, o clássico do Reggae, “I Shot The Sherif”.

Composta por Bob Marley e lançada no ano de 1973, foi um grande sucesso do disco “Burnin”, que conta com dois grandes hits do The Wailers, “Get Up, Stand Up” e “I Shot The Sheriff”. “Burnin” é o último disco com o guitarrista Peter Tosh e Bunny Wailler, ou seja o último da formação original do trio. Por conta das mudanças dos integrantes a banda passaria a se chamar apenas “Wailer”.

“I Shot The Sheriff”: É a história de um homem que atirou em legítima defesa em um xerife, e nos trás os problemas das autoridades jamaicanas da década de 70, que levaram a queda do turismo no país e uma onda de violência. A letra também ressalta os conflitos partidários já que a Jamaica estava vivendo o inicio de sua independência, dividia em dois partidos, um de direita (JLP) partido socialista jamaicano e o PNP partido nacional popular. O segundo partido venceu e tinha sua filosofia ligada à Etiópia e maconha.

No meio desse caos, “I Shot The Sheriff” retrata uma realidade conturbada que a Jamaica estava vivendo depois de sua independência. A música não ficaria estagnada somente na ilha da Jamaica, com o sucesso mundial de “Catch a Fire”, o mundo estava ligado no som de Bob Marley e sua turma. Isso chamou a atenção até de Eric Clapton, que regravaria a música em seu disco de 1974, o “461 Ocean Boulevard”. Clapton colocou “I Shot The Sheriff” de vez no mapa da música mundial, fazendo a canção chegar no 1° lugar na “Billboard hot 100”, e fatalmente indo para o “Grammy Hall Of Fame”, eternizando os versos de Bob Marley com uma sonoridade elegante e que eleva nossa alma.

Em 1997, o rapper Warren G, mudou algumas partes da música e fez sua versão em seu segundo álbum “Take a Look Over Your Shoulder”. “I Shot The Sheriff” virou um Rap e mesmo assim não perdeu sua força, pelo contrário, a canção chegava ao 20° lugar na “Billboard hot 100” e 1° lugar no Reino Unido e Nova Zelândia.

“I Shot The Sheriff” foi um tiro certeiro desde o inicio, um Reggae marcante com uma temática que relata uma realidade completamente atual, como podemos ver nos noticiários. A injustiça ou justificativas delas se prende ao tema dessa grande e espetacular canção.

06/100

 
 
 
 
 

Autor: lusquinhos87

Eu queria ter uma bomba, um flit paralisante qualquer. Pra poder me livrar do prático efeito. Das tuas frases feitas, das tuas noites perfeitas

Deixe um comentário