Joe Elliott: Vocalista do Def Leppard completa 60 anos

Completa hoje 60 anos o vocalista de uma das maiores (na mera opinião deste escritor a melhor) banda do movimento oitentista glam metal, Joe Elliott. Nascido em Sheffield em 1959, na adolescência Joe aflorou sua paixão pela música ao aprender a tocar primeiramente violão, bateria, piano e terminando no vocal.

Fanático por David Bowie, Elliott era um grande fã do glam rock de bandas como Mott The Hoople e T. Rex. Em 1977 entrou no Atomic Mass, banda que viria a se tornar o Def Leppard, onde ele se eternizou como vocalista, e que mergulhou nos anos 80 com um som pesado mas muito melódico, com arranjos excepcionalmente bem feitos, onde sua voz melosa, mas muito rockeira achou seu lugar. Após o sucesso enorme nos anos 80, a banda reagiu a queda do glam metal de maneira inteligentíssima e, assim como a banda Bon Jovi, reinventou seu estilo e seus fãs, mantendo sua popularidade mesmo com mudanças de estilo ao longo da carreira.

A história da banda é também uma história tremenda de superação, que inclui o acidente gravíssimo carro que fez o baterista Rick Allen perder o braço em 1984, se recuperando e desenvolvendo uma nova modalidade de tocar bateria, sendo até hoje o baterista da banda. Além de Rick, o Def Leppard também perdeu o guitarrista Steve Clark, o grande arranjador da fase áurea da banda, por overdose de heroína em 1991. Ainda assim, como a canção “Undefeated” sugere, a banda remanesce imbatível, sendo grande, unida e relevante até hoje. E neste dia especial, gostaria de desejar muitos mais anos de vida e muita música, a aquele cuja voz que soa como se Tom Petty cantasse músicas de Brian Johnson, o lendário Joe Elliott!

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário