Ride The Lightning: 35 anos da evolução do Metallica

Hoje completa 35 um dos maiores discos da história do Heavy/Thrash Metal. Após sua estréia matadora em 1983 (“Kill ‘em All”) que definiu o Thrash Metal, o Metallica excursionou a América do Norte e Europa, e em fevereiro de 1984 começou a gravar seu próximo disco: “Ride The Lightning”. Sob a produção de Flemming Rasmussen, o disco contou com músicas que em sua maioria já haviam sido escritas, que totalizaram 8 faixas que amadureceram o Thrash, mostrando que era um gênero promissor e que podia fazer música seríssima e de primeira qualidade.

“Ride the Lightning” é variado, cadenciado, dinâmico. A simples peça de violão que abre o disco, a ousada e belíssima balada “Fade to Black”, e a maestral instrumental “The Call Of Ktulu” são as provas desta dinâmica que os jovens da Bay Area entregaram em seu segundo disco. Outra prova da evolução são as letras do disco: a faixa título é uma crítica à pena de morte, “Fade to Black” mostra um momento perdido e depressivo de James Hetfield (vocalista e guitarrista) e “Creeping Death” fala sobre a Praga dos Primogênitos, do Livro do Êxodo.

“Escape” é curiosa, devido ao fato de ser a música da banda que a própria banda menos gosta. A música foi escrita em pressas mediante a falta de uma música a mais para tentar ser mais acessível, o que fez a banda odiar a música e achar uma tentativa de se vender para conseguir mais sucesso e assinar com uma grande gravadora. O resultado foi a música de menor popularidade do disco, que fez com que a banda tomasse um princípio de nunca mais tentar agradar ninguém. “Escape” só foi tocada uma vez quando a banda tocou o disco na íntegra, em 2012, e eu pessoalmente adoro a música (comente sua opinião).

Melhor, mais maduro, bem estruturado e ambicioso musicalmente, o Metallica cresceu muito mais, começou a tocar em lugares cada vez maiores e mostrou porquê viria a ser a maior banda de Heavy Metal, mesmo após quase 40 anos de existência.

 

Anúncios

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Nenhum pensamento

  1. Ride the Lightning é um belíssimo álbum do Metallica, realmente, mas que para mim é inferior ao sucessor de 1986, o aclamado Master of Puppets.

Deixe um comentário