70 anos de Roger Taylor: Top 5 grandes ”bateristas vocalistas”.

Há exatos 70 anos, nascia em King’s Lynn (Inglaterra), Roger Taylor o grande baterista do Queen.

Taylor.jpg

No final dos anos 60, Roger se mudou para Londres, e foi lá que ele conheceu Brian May, juntos fundaram o Smile, mais adiante no início dos anos 70, eles conheceram Freddie Mercury e John Deacon, sedimentando assim a formação original que viria a se tornar o Queen.

Além de ser majestoso na bateria, Roger é multi-instrumentista, um grande compositor e também possui uma voz especial, isso fica evidente em grandes músicas cantadas por ele nos discos do Queen como: ”I’m In Love With My Car” e ”Tenement Funster”. Nas baquetas, Taylor, foi moldando seu estilo ao longo do tempo de acordo com os caminhos que a banda foi seguindo, ele foi desde uma pegada hard rock nos anos 70 até a vibe pura dos anos 80, mas ainda assim com as viradas típicas que se espera dele. Tranquilamente Roger se encontra entre os maiores bateristas da história.

Para celebramos essa data especial, decidi fazer um top 5 não só dos grandes bateristas, mas daqueles que também soltam a voz e fazem disso um grande algo a mais em suas bandas, então vamos ao top 5 dos grandes ”bateristas vocalistas”.

1. Levon Helm.

Levon Helm

  • Baterista da lendária The Band, cantava grande parte das músicas nos discos do grupo. Uma voz marcante e que sintetizava muito bem o estilo rock/rural/folk que a banda fazia. Sua perfomance no concerto ”The Last Waltz”, ficou para a história.

2. Roger Taylor.

roger taylorrr

  • O grande homenageado do dia. Com uma voz no melhor estilo Rod Stewart, Roger Taylor era peça fundamental no Queen, tanto nos discos de estúdio, como nas apresentações ao vivo. Fazendo o trabalho pesado na bateria ainda contribuindo muito nos back in vocals para Freddie Mercury, uma tarefa difícil, mas que foi muito bem executada por Taylor.

 


 

3. Phil Collins.

Phil Collins

  • Oque dizer sobre Phil Collins? Um verdadeiro revolucionário na bateria. Na questão do instrumento, fez um trabalho perfeito no Genesis e ainda na mesma banda, tomou a frente na liderança após a saída do vocalista Peter Gabriel e cumpriu o papel de ”baterista vocalista” perfeitamente, com um timbre muito peculiar e idêntico ao do ex vocalista. Sem contar que ainda construiu uma carreira solo maravilhosa, cantando muito.

 

4. Peter Criss.

Peter criss

  • O baterista que compunha a formação clássica do Kiss, era um grande baterista e também tinha uma bela voz, que seguia a mesma linha do Roger Taylor. Gostaria de destacar a linda ”Hard Luck Woman”. Peter poderia muito bem ser o vocalista principal de uma banda.

 

5. Dave Grohl.

Dave grolh

  • Aqui temos uma situação um pouco diferente. No começo de sua carreira, ainda no Nirvana, Dave se mostrou um baterista visceral e com uma pegada única, vista apenas entre os grandes bateristas da história do Rock. Porém apenas na sua segunda banda, o ”Foo Fighters” que de Dave se mostrou um vocalista muito competente, mas dessa vez juntamente com uma guitarra pendura no ombro.

 


 

”Bateristas vocalistas” não é das posições mais comuns e acredito que esses são nomes extremamentes válidos para compor a lista, que poderia ainda conter outros nomes como Ringo Starr, Micky Dolenz e Karen Carpenter.

Fizemos essa homenagem aos 70 anos do grande Roger Taylor, um dos maiores ”bateristas vocalistas” da história do Rock.

 

Autor: Neto Rocha

26 anos, e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.