Africa: O primoroso hit do Toto

Dando continuação ao quadro “As 100 melhores canções de todos os tempos”, temos a música favorita da internet: “Africa”, lançada pela banda Toto, em 1982, se tornando o maior sucesso da banda. A música, escrita pelo pianista e vocalista David Paich e o baterista Jeff Porcaro, surgiu da ideia de Paich do marcante riff inicial da música, que foi seguida pelo verso e refrão. A grande marca da música, juntamente do riff, é a letra e melodia, emocionante e cativante, com lindas harmonias vocais.

Paich na época nunca havia estado na áfrica e escreveu a letra baseado em um documentário que viu sobre o continente que deu berço à humanidade, assim como em sua mente e vida pessoal no momento. Além do significado, há várias teorias sobre histórias que estariam sendo contadas na canção, mas nenhuma é certeira. Seu clipe é um dos mais icônicos da história, dirigido por Steve Barron (diretor dos maiores clipes dos anos 80), vídeo que contém cenas de uma trama que acontecem com Paich em uma biblioteca, assim como a banda tocando a música.

E a atmosfera da música não conquistou apenas os LPs e clipes oitentistas, mas também se tornou conhecida como a música favorita da internet. Bom, em comemoração aos 35 anos da música, em 2017, as séries “Stranger Things” e “South Park” e o “The Tonight Show With Jimmy Fallon” tocaram a música, renovando sua popularidade e fazendo com que milhares de pessoas se manifestassem sobre a música, criando memes, bots no twitter que postam a letra de Africa 24h por dia, entre muitos outros.

Todo esse legado é uma prova que uma canção maestralmente escrita e arranjada, fora contar uma beleza impressionante, atravessa décadas e se torna tamanho hino. E você? Qual sua opinião sobre a música? Qual sua música favorita da banda? Comente abaixo sua relação com “Africa”!

5/100

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário