”You’ve Got a Friend”: Amizade acima de tudo.

Para a sequência do nosso quadro ”As 100 melhores canções de todos os tempos”, escolhi uma música que traz uma história muito interessante consigo, ”You’ve Got A Friend”.

”Escrever a música foi o mais próximo de pura inspiração que já experimentei. Ela se compôs sozinha. Foi escrita por algo fora de mim, através de mim.”

Palavras usadas por Carole King para descrever a canção mais famosa de sua carreira. Um caso raro de uma simbiose perfeita e despretensiosa. James Taylor e Carole King são grandes amigos e parceiros musicais, e, por coincidência, ambos passavam por dificuldades em suas carreiras e vidas pessoais, até que uma música, contendo uma resposta de King a um verso de uma música de Taylor mudou a carreira dos dois.

carole-king-and-james-taylor-1528295985-article-0

A música Fire and Rain, do segundo disco de Taylor ”Sweet Baby James”, de 1970, contém a seguinte frase:

 

”Eu vi tempos de solidão quando eu não podia encontrar nenhum amigo.”

 

Mal sabia ele que uma frase de uma música altamente depressiva e profunda seria o carro-chefe de um dos maiores hits da música pop. No final de 1969, Carole King se separa de seu marido Gerry Goffin, seu parceiro musical desde o início da carreira, com o qual compôs algumas músicas que ganharam notoriedade como ”The Locomotion” e ”Will You Love Me Tomorrow”, porém, com o fracasso absoluto de seu primeiro álbum e com seu relacionamento com Goffin cada vez mais conturbado, resolve se divorciar e acolher seu amigo que passava por sérios problemas com drogas e depressão. E ali, no início da década de 70, iniciaram uma parceria que rendeu muitas das canções mais lindas do country/folk que conhecemos.

crop_7z1sr_youvegotafriend1

Em 1971, James e Carole se apresentaram juntos no Troubadour, em Los Angeles.  Ela tinha acabado de escrever “You’ve got a friend”, e a incluiu no seu disco de maior sucesso: Tapestry – a qual ela comentou para James mais tarde que era uma resposta para o verso de Fire and Rain (I coud not find a friend). A resposta de Carole era “Aqui está sua amiga“.

Após ouvir a música, Taylor ficara tão encantado que queria cantá-la, e, sugerido por seu empresário Peter Asher, pediu a King para gravá-la no seu disco que estava prestes a ser finalizado, o espetacular Mud Slide Slim and The blue Horizon”. Pedido prontamente atendido por King,

A letra de You’ve Got A Friend é uma linda declaração de amor na forma de amizade de Carole, que ultrapassa  a ideia de posse e se preocupa sobretudo com o apoio e a solidariedade sem limites.

Coincidência ou não, a partir desse disco, Taylor emenda uma sequência de sucessos na década de 70 e consegue deixar a depressão e a tristeza de lado e seguir firme em sua brilhante carreira.

Mais uma prova do grande poder que a música tem. Capaz de mover montanhas, de mudar os rumos de uma história e resgatar um ser do fundo do poço.

fw_20160615153416_357

04/100

Anúncios

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário