“That’s All Right”:Os 65 anos da histórica estréia do Rei do Rock!

Há 65 anos, no dia 19 de julho de 1954, Elvis Presley lançou o primeiro single de sua carreira, “That’s All Right (Mama)”, cover de um Blues de Arthur Crudup, originalmente gravado em 1946. Era o início de uma revolução na música e no mundo!

Elvis mudou de forma esperta a letra e o tempo da música em sua gravação, deixando-a um pouco mais rápida. Essa ligeira mudança levou muitos estudiosos a considerarem este como o primeiro registro de Rock da história.

Elvis até então era um jovem motorista de caminhão que já tinha gravado algumas canções por conta própria, quando foi contratado pela lendária “Sun Records”, porque o proprietário Sam Phillips viu nele o que estava procurando há tempos: Um músico branco que cantasse como negro. E assim o fez. O cantor fez sua primeira sessão de gravação para o selo no dia 05 de julho de 1954.

Nesta sessão, Elvis começou a cantar e tocar no violão a música “That’s Alright” de forma relaxada, sendo auxiliado pelo baixista e o guitarrista que o acompanhavam na ocasião. Sam Phillips adorou o que ouviu, pediu que repetissem, e gravou a música, que foi lançada como o primeiro single oficial de Elvis!

Elvis em 1954.

Assim que o single ficou pronto, dois dias depois, o dono da “Sun Records” mandou enviar algumas cópias nas rádios locais. Um locutor chamado Dewey Phillips, da rádio “WHBQ”, tocou “That’s Alright” em seu programa. A resposta positiva dos ouvintes foi imediata, e a rádio começou a receber diversas ligações perguntando informações sobre a música e também pedindo para tocar novamente. Dewey tocou outras 14 vezes, e de forma impressionante, Elvis foi chamado para dar uma entrevista na rádio naquele mesmo dia!

E não deu outra: A música fez um sucesso gigantesco! Quando o compacto chegou às lojas, a primeira tiragem de 7.000 cópias se esgotou rapidamente, e a “Sun Records” teve de fazer uma nova remessa para dar conta do negócio. Elvis Presley se tornou um sucesso rapidamente com essa histórica gravação, e o resto todos nós conhecemos. Era apenas o primórdio da ascensão de um dos maiores astros da música de todos os tempos!

Anúncios

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário